O Grupo Informal sobre literacia mediática (GILM) promoveu no dia 23 de janeiro, no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, o lançamento da operação “7 Dias com os Media 2024”, num evento de livre acesso ao público.
Esta vai ser a 12.ª edição da iniciativa que, que desde 2013, se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebrada, anualmente, de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, o tema centra escolhido para os “7 Dias com os Media 2024”, é “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra” e tem como objetivo promover uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:
Discursos de ódio nas redes sociais
Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
Os limites da liberdade de expressão em democracia
A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online
O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
Inteligência artificial e manipulação da realidade
Os “7 Dias com os Media 2024” vai incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos
mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media.