Respostas

Posso reencaminhar para os meus amigos, uma mensagem de correio eletrónico que recebi com coisas divertidas, em anexo?

Depende…

·         Em primeiro lugar deves verificar se tens o teu computador em segurança, ou seja, se tens a firewall ativa, tens antivírus eanti-spyware atualizados e se estão ativas as atualizações automáticas; 

·         Em segundo, deverás ter sempre presente se essa mensagem não vai incomodar nem prejudicar ninguém. Depois, verifica se a mensagem que estás a encaminhar não tem vírus no(s) anexo(s); 

·         Por último, quando fizeres o reenvio, coloca o endereço dos teus amigos em BCC e apaga os endereços que poderão estar no corpo na mensagem inicial.

 

Como é que eu posso ter a certeza, de que um ficheiro anexado a uma mensagem que recebi não tem vírus? 

·         Se o teu computador tem as seguintes regras de segurança básica garantidas: firewall ativa, antivírus e anti-spywareinstalados e atualizados e atualizações automáticas ativas, então tens um adequado nível de segurança e o teu computador irá (em princípio, para a maioria dos vírus que circulam por aí) detetar se as mensagens têm vírus; 

·         Deves, ao mesmo tempo, estar atento aos e-mails: enviados por desconhecidos, com endereços que te pareçam estranhos ou com assuntos que não te dizem nada. Não deves abrir nem reencaminhar estas mensagens!

 

Os antivírus são infalíveis?
Os antivírus cumprem a sua função até certo ponto, ou seja, eles têm algumas limitações. Todos os dias são criados novos vírus e por isso não se pode afirmar que quando estamos a utilizar um antivírus estamos totalmente protegidos contra todos os vírus. Mas há medidas que podemos e devemos tomar: manter o antivírus atualizado e estar atento ao que recebemos na nossa caixa de e-mail!

Numa situação de um ataque de vírus podes perder muitos ficheiros que tens guardado no teu computador (fotografias, trabalhos da escola, etc.). Por isso, deves ter cópias de segurança desses mesmos ficheiros, guardadas em CD, DVD, pens ou discos externos. Assim, poderás recuperar a informação que perdeste!

 

Porque é que quando se envia uma mensagem, com algo divertido em anexo, para muita gente é conveniente colocar os endereços de correio eletrónico dos destinatários no campo BCC?
O campo BCC permite enviar uma mensagem de correio eletrónico para vários destinatários sem que os seus endereços sejam divulgados.
Ao agirmos desta forma evitamos a propagação dos endereços de correio eletrónico, e consequentemente a receção de mensagens de contactos desconhecidos ou mesmo a difusão de SPAM.

 

O que é um conteúdo ofensivo?
Um conteúdo ofensivo é algum tipo de informação (por exemplo, textos, fotografias, vídeos, etc.) que possa prejudicar ou magoar alguém. Conteúdos que incitem à violência e ao racismo ou que divulguem calúnias e boatos maldosos são exemplos de conteúdos ofensivos.

 

Tens alguma questão que nos queiras colocar? Queres enviar-nos uma mensagem?

Contacta a Linha Internet Segura telefonicamente (800 21 90 90), por e-mail (linhainternetsegura@internetsegura.pt) ou através do formulário de contacto do site.

Faça download
da aplicação

Sabias_Block

Os vírus tentam difundir-se ao máximo até que começam a dar sinais de vida. Mas podem, por vezes, ser detectados sinais de uma infecção.
É importante usar esta oportunidade para detectar e eliminar o vírus antes que este comece a sua fase de destruição.

Receba todas as notícias e eventos no seu email