Projectos

Projetos Estruturantes

Os projectos estruturantes têm como principal objectivo a promoção concertada de acções da responsabilidade das diferentes entidades que compõem o consórcio. 1. Conselho Consultivo do projecto Internet Segura O Conselho Consultivo será composto por responsáveis de entidades governamentais e não governamentais e terá como principal responsabilidade acompanhar e emitir pareceres sobre as actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Internet Segura. Caberá também a este Conselho Consultivo promover a visibilidade pública do projecto. 2. Portal InternetSegura.pt Destinado a todos os públicos-alvo, o portal disponibilizará conteúdos informativos, formativos e interactivos sobre a utilização segura da Internet. Pretende-se um portal dinâmico e interligado com outros sítios da Internet para actualização automática de informação. 3. Protocolos com ISPs e forças de segurança Pretende-se com estes protocolos a colaboração de prestadores de serviços de Internet (ISPs) e das forças de segurança para acções que venham a ser desenvolvidas pelo projecto Internet Segura, nomeadamente para facilitar o trabalho de cooperação necessário ao funcionamento eficaz da linha de atendimento de denúncias de conteúdos potencialmente ilegais. 4. Rede Internet Segura A rede Internet Segura resultará de parcerias formais e/ou informais com entidades do poder central, local, sociedade civil e sector privado com vista à promoção e disseminação de acções integradas e articuladas de sensibilização para uma utilização segura e consciente da Internet

Projetos de Intervenção Transversal

1. Linha de denúncia de conteúdos – LinhaAlerta.internetsegura.pt No âmbito do projecto Internet Segura foi já criada uma infra-estrutura que receberá denúncias de qualquer pessoa relativas a conteúdos na Internet potencialmente ilegais. Uma equipa técnica analisa as denúncias efectuadas, encaminhando para as forças de investigação criminal e segurança os conteúdos comunicados, articulando com as entidades prestadoras de serviços de Internet o bloqueio dos mesmos. Sempre que os conteúdos comunicados estejam alojados em servidores localizados fora de Portugal a linha de denúncia nacional encaminhará a caso reportado para as entidades relevantes no país em causa, em articulação com o Inhope. 2. Guias de boas práticas É objectivo do projecto Internet Segura disponibilizar guias de boas práticas de utilização da Internet orientados para a administração pública, pequenas e médias empresas, escolas, estudantes e para os cidadãos em geral. Estes guias estarão acessíveis no portal InternetSegura.pt e serão de igual forma disponibilizados em papel aos vários públicos-alvo em locais apropriados à sua divulgação. 3. Acções de formação Serão desenvolvidas acções de formação, presenciais e não presenciais, destinadas a segmentos diversificados da população. Estas acções de formação serão da responsabilidade do projecto Internet Segura, mas procurar-se-á o envolvimento de entidades da sociedade civil cujo âmbito de intervenção é a actividade de formação em TIC.

Projetos de Intervenção Focalizada

1. Seguranet.pt Com enfoque no ensino básico e secundário, está já disponível o sítio da Seguranet.pt, com informações e guias de utilização para uma navegação segura da Internet. Para além da informação orientada para alunos e professores, o sítio disponibiliza também informação adequada a encarregados de educação. 2. Articulação com entidades europeias Em estreita articulação com o Insafe e com o Inhope, o consórcio assegurará a presença do projecto Internet Segura nas reuniões internacionais destas duas entidades, de forma a articular as iniciativas portuguesas com as de âmbito europeu. Um exemplo dessa articulação ocorre no Dia Europeu da Internet Segura com o envolvimento de Portugal desde 2005.

Painel de Jovens

O Painel de Jovens, é um painel consultivo que abrange jovens entre os 9 e os 15 anos, com perfis sócio-económicos distintos. Este painel é coordenado pela DGE através do projeto SeguraNet e faz parte da estratégia de atuação do Centro Internet Segura Português, à semelhança do que acontece nos restantes Centros Internet Segura Europeus. Surge assim com o objetivo de perceber como é que os jovens encaram e usam a tecnologia e a Internet, bem como os problemas que enfrentam e as soluções que criam. Os painéis de jovens são um elemento fulcral para o desenvolvimento dos projetos nos 30 países onde existem Centros Internet Segura.

Faça download
da aplicação

Sabias_Block

Os vírus tentam difundir-se ao máximo até que começam a dar sinais de vida. Mas podem, por vezes, ser detectados sinais de uma infecção.
É importante usar esta oportunidade para detectar e eliminar o vírus antes que este comece a sua fase de destruição.

Receba todas as notícias e eventos no seu email