Blogue

O que é?

Blogues

A palavra original “blog” resulta da contracção das palavras “web” e “log” (que se traduzem como “registo na rede”). Um blogue é criado por um ou mais indivíduos (designados por bloggers), com o objectivo de partilhar regularmente informação online sobre várias temáticas.

Hoje em dia é comum os blogues combinarem texto, imagem e vídeo. Existem ainda blogues que partilham especificamente fotografias (designados por “Photologs”) e vídeo (também designados por “Vlogs”).

Os blogues costumam ser intuitivos, sendo esta característica, um dos motivos para a sua popularidade. Para criar um blogue, o utilizador precisa efectuar um registo num fornecedor deste serviço (Wordpress, Blogger, Weebly, Tumblr, …) e definir as configurações básicas (título do blogue, definições de privacidade, aparência do blogue). Posteriormente, só é necessário inserir conteúdos a cada publicação – que será o que os leitores vão conseguir ver. Um blogue pode, no entanto, ser definido como privado.

 Ou seja, é possível limitar quem pode ver o blogue. Pode, por exemplo, criar um blogue apenas acessível aos seus contactos. Para além disso, é possível definir se o blogue pode ser comentado ou não.

A informação que é colocada num blogue é apresentada de forma cronológica, sendo que as publicações mais recentes são as que aparecem no topo da página. Estas publicações podem ou não ser comentadas, dependendo da autorização que o blogger concede aos leitores do seu registo.

 

O que pode correr mal?

SPAM, phishing e/ou outros

Dependendo das suas definições online, poderá ser alvo de SPAM, phishing ou outras acções maliciosas. Geralmente este problema ocorre quando elabora um blogue público e sem restrição de comentários.

Perseguições online e offline

Uma vez que um blogue incorre na exposição pessoal, pode ser vítima de Cyberbullying. Um blogger pode, por isso, correr riscos de ser mal interpretado, ou ser insultado e ameaçado, sem motivo aparente.

Roubo de Identidade

A colocação de imagens pessoais em blogues, pode originar a casos de roubo de identidade.

Blogues de apologia a comportamentos nocivos

Com o aparecimento dos blogues e a facilidade em publicar informação online, ocorreu também a massificação de blogues cujos conteúdos revelam a apologia a comportamentos que podem ser prejudiciais para com os outros indivíduos ou até para o próprio leitor. Um exemplo disto são blogues de iniciação a disfunções alimentares e comportamentos de ódio.

 

O que fazer para estar mais seguro?

Tipo de Blogue

Defina esta questão antes de tudo o resto: Que tipo de blogue vai querer? Tenha em atenção quais os direitos que o fornecedor do serviço lhe oferece, bem como eventuais custos associados ao espaço do blogue. Leia atentamente as condições de adesão. Por fim, defina quais os temas que se enquadram com o conteúdo que pretende publicar, ajudando a atrair potenciais leitores.

Responsabilidade pelos Conteúdos

Um blogger deve ser responsável pelos conteúdos que pública no seu blog, entendendo quais os impactos que pode causar com a sua publicação e se este é, de algum modo, lesivo para a sociedade. É importante educar os utilizadores  para reflectirem sobre isto, antes de partilhar algum conteúdo.

Navegue

É importante conhecer outros blogues alojados no serviço onde se encontra. Assim poderá ter uma melhor noção de quais as funcionalidades do blogue e que tipo de bloggers recorrem ao serviço. Caso não se encontre satisfeito com os blogues que viu, pondere um provedor de serviço diferente.

Informação Privada

Este cuidado é especialmente importante para os bloggers mais jovens. Com um blogue público, algum dos leitores pode ser um potencial predador online. Salvaguarde-se que não revela informações pessoais, a sua localização actual nem dados sobre os seus familiares e amigos.

Password

Nunca forneça a sua password a ninguém. Proteja-a com todo o cuidado e evite que o seu blogue seja apropriado indevidamente por terceiros.

Links

Garanta que as ligações que estabelece no seu blogue, não revelam informações pessoais a seu respeito.

Endereço de Email

Evite criar e revelar contas de e-mail que possam levar à sua identificação pessoal, como por exemplo o seu nome, ou o sítio onde trabalha. Opte por um endereço de correio electrónico generalista.

Defina os limites

Estes limites não têm de ser públicos, mas é importante que defina o que é para si, aceitável, enquanto blogger. Ao permitir comentários dos seus leitores, que tipos de comentários irá manter ou apagar? Defina a linguagem e o tipo de informação que pretende partilhar, considerando o público com que pretende contactar.

Imagens pessoais

Ao colocar imagens suas num blogue, está a identificar-se. Assim qualquer leitor vai poder associar a sua identidade ao tipo de informação que partilha. Por isso, pense bem, antes de revelar a sua identidade através da publicação de uma foto sua no perfil ou conteúdo do blogue.

Moderadores para os menores de idade

Se o blogger em questão for menor, cabe ao responsável deste efectuar a moderação dos conteúdos do blogue. Para o efeito, o moderador deverá verificar regularmente os conteúdos publicados e participar nas actividades online, ajudando o menor a tomar decisões conscientes, evitando colocar-se em risco ou provocar desentendimentos com terceiros. Para além disso, o moderador deve certificar-se que o blogue está protegido/privado, garantido que só certas pessoas estão autorizadas a visualizar o conteúdo.

E se algo correr mal?

É possível que, mesmo garantindo todos os cuidados, possa ser vítima de ameaças. Por isso, é importante que registe todas as mensagens e informações dos contactos efectuados, bem como a data e hora das mesmas. Fale imediatamente com as autoridades apropriadas, ou caso seja um menor, com pais, educadores, ou outros adultos responsáveis. Caso tenha dúvidas sobre o que deve fazer, pode sempre pedir esclarecimentos à nossa linha ajuda.

 

Receba todas as notícias e eventos no seu email