Serviços de GPS

O que são?

O sistema de navegação GPS (Global Positioning Service) é uma tecnologia de posicionamento global que efectua uma triangulação baseada em satélites para detectar em que local do planeta estamos.

A presença do GPS (Global Positioning Service – Serviço de Posicionamento Global) ganhou popularidade com o aparecimento dos smartphones, passando a ser considerada uma função “vital”.

Esta ferramenta permite ao utilizador (juntamente com o acesso à Internet ou a software offline) saber onde se encontra e obter direcções para destinos específicos. Juntamente com algumas aplicações é ainda possível ao utilizador obter informações de tráfego. Numa situação de emergência, por exemplo, um smartphone com GPS permite enviar informações úteis à localização dos utilizadores.

Surgiu recentemente um novo tipo de ferramentas GPS, designadas por A-GPS (Assisted Global Positioning System), que vieram solucionar alguns inconvenientes que os dispositivos GPS convencionais sofriam. Este sistema assistido, faz recurso ao sistema wireless do telemóvel para auxiliar em zonas com pouca recepção de satélite (como por exemplo zonas cercadas por prédios altos).

O aparecimento destes serviços nos telemóveis trouxe duas grandes vantagens: a maior versatilidade no uso desta tecnologia e novas funcionalidades, nomeadamente a sua integração nas comunicações e redes sociais, que passaram a permitir a georreferenciação, isto é, a possibilidade de partilhar a localização atual do utilizador.

 

O que pode correr mal?

A utilização do sistema de GPS em si não incorre em nenhuma espécie de risco. A informação da localização do telemóvel é só comunicada aos aparelhos de satélite que, em última análise, pode ser acedida apenas pelas bases militares que os controlam e não constituem um risco para a nossa segurança.

No entanto existem riscos associados com a partilha da localização em redes sociais e em serviços associados ao sistema de GPS (por exemplo tirar uma fotografia e ficar registada a localização da foto).

Ao partilhar esta informação com outros utilizadores está a dar acesso à sua morada ou até às suas rotinas e percursos habituais. Estas informações podem ser perigosas nas mãos de uma pessoa mal-intencionada e dar origem a situações de stalking (perseguição). Em último caso, estas informações também podem auxiliar o roubo de identidade ou a promover uma fraude online.

 

O que fazer para estar mais seguro?

Para uma utilização segura desta tecnologia, sugerimos as seguintes dicas:

  • Mantenha o serviço de GPS desligado quando não o utiliza para um fim específico;
  • Desactive a opção de associar a sua localização às fotografias que tira;
  • Verifique as opções associadas a redes sociais e serviços de chat e IM que utiliza – estes podem estar configurados para enviar a sua localização automaticamente, enquanto comunica, pelo que deverá alterar estas configurações;
  • Não envie a sua posição para contactos desconhecidos ou que não confia, nem publique a sua localização em nenhuma rede ou serviço.
Receba todas as notícias e eventos no seu email