Estratégia

Em 2006, 36% da população portuguesa entre os 16 e 74 anos utilizou a Internet, com uma taxa de utilização de cerca de 80% entre as pessoas com o nível educacional secundário, 87% com o nível educacional superior e uma taxa de 96% de utilizadores entre os estudantes. De 17% de lares com ligações em banda larga em Dezembro de 2004, passou-se para 34% em Dezembro de 2006, o dobro em apenas dois anos.
As actividades desenvolvidas com o recurso à Internet pelos cidadãos são diversificadas, nomeadamente actividades de comunicação, de pesquisa de informação e utilização de serviços on-line, comércio electrónico e acções de educação e formação. Dado que a utilização da Internet também pode envolver alguns riscos, a prevenção e a sensibilização da população para uma navegação mais segura e consciente da Internet é a melhor forma de evitar e mitigar potenciais problemas. É, assim, fundamental adoptar uma estratégia positiva que contribua para a formação de uma sociedade mais esclarecida e consciente, capaz de se proteger de eventuais problemas na utilização da Internet.

O projecto Internet Segura tem quatro linhas de actuação principais: Sensibilização para a importância da navegação na Internet em segurança Informação sobre mecanismos e soluções para a navegação segura na Internet Formação de cidadãos e profissionais na utilização segura da Internet Operacionalização de uma linha de atendimento de denúncias de conteúdos ilegais e/ou ilícitos por qualquer pessoa que, em estreita colaboração com as forças judiciais e os fornecedores de serviços de Internet, dê maior celeridade à avaliaçãodos conteúdos assinalados e à concretização de medidas adequadas.

Faça download
da aplicação

Sabias_Block

Os vírus tentam difundir-se ao máximo até que começam a dar sinais de vida. Mas podem, por vezes, ser detectados sinais de uma infecção.
É importante usar esta oportunidade para detectar e eliminar o vírus antes que este comece a sua fase de destruição.

Receba todas as notícias e eventos no seu email