Dia da Internet Mais Segura 2020

notícias
Date
11-02-2020

Tags

Image
logo do evento que se realiza no dia 11 de fevereiro

As comemorações para o Dia da Internet Mais Segura estão à porta.

Este ano, o Dia da Internet mais Segura celebra-se a 11 de fevereiro.

Nesse dia seremos milhões unidos em mais de 150 países, sensibilizando para a importância de criarmos, juntos, uma Internet melhor.

Já tem planos para esse dia?

 

Nos dias de hoje, as tecnologias digitais proporcionam-nos inúmeras possibilidades (acessíveis) nas pontas dos dedos. Pela primeira vez temos inúmeras oportunidades para aprender, partilhar e criar. No entanto, a Internet também abre portas a um conjunto de riscos para os seus utilizadores (especialmente para os mais vulneráveis, como por exemplo as crianças) e para os quais é importante estarmos atentos, tais como o ciberbullying, desinformação e a exposição a conteúdos inapropriados.

De que forma é que podemos assegurar um ambiente seguro e estimulante para todos, onde podemos ter acesso a um conjunto de excelentes oportunidades, ao mesmo tempo que é possível mitigar os efeitos negativos? Juntos temos a capacidade de inspirar mudanças positivas online e sensibilizar para os temas que mais nos interessam.

O Dia da Internet Mais Segura tem como objetivo promover a utilização consciente e responsável, crítica e criativa das tecnologias, especialmente entre as crianças e os jovens, e sensibilizar todos os stakeholders a desempenharem o seu papel para a criação de uma Internet melhor.

O Dia da Internet Mais Segura é organizada de forma conjunta pela INSAFE|INHOPE, a rede europeia de Centros Internet Segura, com o apoio da Comissão Europeia*. O Dia da Internet Mais Segura é celebrado a nível global, com uma abordagem direcionada para a comunidade que encoraja todos a desempenharem o seu papel para a criação de uma Internet melhor. A campanha envolve crianças, jovens, pais e educadores, professores e trabalhadores sociais, indústria e decisores políticos de mais de 150 países.

O Centro Internet Segura convida-o a juntar-se a este movimento e a desempenhar o seu papel para a criação de uma Internet melhor, na próxima edição do Dia da Internet Mais Segura. Para ter informação mais detalhada sobre esta iniciativa consulte o site www.saferinternetday.org, uma plataforma global online onde os vários países e entidades partilham os seus planos e atividades previstos para a celebrar esta iniciativa, a nível local e internacional.

*O Dia da Internet Mais Segura não seria possível sem o apoio da Comissão Europeia, atualmente financiado pelo CEF (Mecanismo Interligar a Europa). Saiba mais sobre a Estratégia Europeia para uma Internet Melhor para as Crianças no site da Comissão Europeia.