Quero Saber :: Vírus

Vírus é um termo genericamente utilizado para descrever código malicioso (malware). No entanto, o vírus é apenas um dos tipos de código malicioso existentes, à semelhança do spyware, adware, nagware, trojans, worms.

De uma maneira simples, o vírus é um código capaz de se replicar e infectar um dispositivo. Com a descarga de um ficheiro contaminado, o ficheiro irá replicar-se noutras partes do sistema do dispositivo. Com a cópia e a partilha de ficheiros contaminados, é possível a propagação do vírus em outros dispositivos.

A maior parte dos vírus está associado a ficheiros executáveis, mas também é possível estarem associados a outros ficheiros como códigos scripts autoexecutáveis, Macros do Microsoft Office, ou em alguns casos, ficheiros arbitrários. Os objetivos de um vírus podem divergir entre tornar um dispositivo inoperável, corromper e/ou eliminar ficheiros.

Para se proteger deste tipo de ameaças, deverá sempre ter cuidado ao executar ficheiros que provêm de origens desconhecidas ou pouco confiáveis, especialmente ficheiros que acabem com a extensão “.exe”. Adicionalmente, deverá ter um software de antivírus instalado e atualizado no seu dispositivo que faça a análise de toda a atividade do seu dispositivo.