Quero Saber :: Cyberbullying

Cyberbullying, muitas vezes designado por Bullying na Internet, é o termo que descreve qualquer tipo de comportamento de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto na(s) sua(s) vítima(s), recorrendo à Internet ou outros canais para exercer este comportamento.

Dentro dos meios utilizados para realizar cyberbullying, são exemplos as chamadas, mensagens escritas (sms, mms, live messaging, correio eletrónico), mensagens de voz e/ou vídeo, comunicações em salas de chat, publicações em redes sociais, tentativas de sabotagem de redes e ou dispositivos, entre outros.

Quando a vítima se sente ameaçada na sua integridade física, o comportamento consiste num ato criminoso ou reflete a prática de um crime, como por exemplo injúrias e/ou difamação, poderá efetuar queixa crime, junto das autoridades competentes. Caso se trate de um menor, cabe ao adulto responsável efetuar a queixa ou sinalizar a situação junto de entidades que possam intervir e colaborar para a sua resolução, como a Escola ou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Utilizadores que observem a prática deste comportamento, não deverão agir enquanto cúmplices do agressor, partilhando e/ou disseminando sob qualquer forma, os conteúdos enviados pelo agressor. Além disso, deverão ter uma postura proativa, efetuando a denúncia deste caso junto das autoridades e/ou adultos responsáveis, quando estão menores envolvidos. Adicionalmente, caso tenham uma relação de confiança com a vítima, deverão procurar dar suporte à mesma e incentivá-la a denunciar este comportamento, sem nunca interagir com o agressor.