Quero Saber :: Discurso de Ódio Online

A par com o Cyberbullying, também o Discurso de Ódio Online é um fenómeno que visa um discurso hostil e malicioso, dirigido a uma pessoa ou um grupo de pessoas, motivado por uma atitude discriminatória, intimidadora, desaprovadora, antagónica e/ou prejudicial em relação a uma ou mais caraterísticas da(s) vítima(s) como o género, raça, religião, étnia, cor de pele, nacionalidade, orientação sexual e/ou deficiência.

Este fenómeno ganhou uma maior proporção e visibilidade através da Internet, pela rápida velocidade com que pode ser difundido, partilhando características semelhantes às do cyberbullying.

Em Portugal, esta questão é abordada em profundidade pelo Movimento contra o Discurso de Ódio (http://www.odionao.com.pt/). Poderá ainda ver o vídeo produzido pela APAV, entidade que coordena os serviços da Linha Internet Segura, que aborda esta temática.

Conteúdos online de promoção à violência, racismo e/ou xenofobia, são considerados conteúdos ilegais online que devem ser denunciados no âmbito da Linha Internet Segura.