notícias
2ª Edição da iniciativa Net Viva e Segura
Date
19-02-2019
Image

A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), com o apoio da Google Portugal, promove em 2019, a 2ª Edição da iniciativa Net Viva e Segura. Tendo em vista a presença cada vez mais marcante do mundo online nas nossas vidas, a iniciativa tem como objectivo convidar a população Portuguesa a pensar sobre a importância de se utilizar a Internet de maneira mais segura e adequada, através da adoção de comportamentos específicos.

Nesta 2ª edição, as comunidades educativas são convidadas a produzirem um vídeo, que demonstre a importância da participação nas redes sociais, de forma mais segura, e consciente, presando pela privacidade dos utilizadores.

Para este processo de produção de vídeos, foram organizadas três categorias, através das quais os participantes poderão se inscrever, sendo elas:

  • Partilha com cuidado

Realização de vídeos de sensibilização sobre a privacidade e a partilha nas redes sociais. Poderão abordar a importância da privacidade, os cuidados a ter com a informação que partilham, a existência de perfis falsos ou a importância de proteger os dispositivos e os seus dados. Os jovens poderão recorrer às áreas de Partilha e Privacidade.

  • Ligações seguras

Realização de vídeos de sensibilização para uma utilização mais segura da Internet: como proteger as contas, o router Wi-Fi, saber escolher a melhor palavra-passe e alterá-la em caso de roubo e os cuidados a ter com as fraudes. Os jovens poderão recorrer às áreas de Ligação Segura e Fraude.

  • A cortesia não é uma fantasia

Realização de vídeos de sensibilização sobre a importância da cortesia na internet, e do impacto que têm as interacções digitais no outro, podendo abordar temas como o cyberbullying. Nesta categoria incluem-se também os conselhos sobre quando e como pedir ajuda. Os jovens poderão recorrer às áreas de Cortesia e Ajuda.

 

Os vídeos podem ser enviados por todos os jovens entre os 16 e 22 anos (a frequentar escolas do ensino regular, profissional, vocacional e ensino aprendizagem, de Portugal Continental, Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores das escolas DECOJovem), que se preocupam com a privacidade na Internet, com as formas de partilha nas redes sociais, e a falta de cortesia! Basta divulgar o vídeo nas tuas redes!

Os vídeos devem ser gravados em equipas compostas por 3 alunos do mesmo nível de ensino e por um professor, responsável por acompanhar a equipa. A mesma equipa poderá produzir mais de um vídeo, desde que cada vídeo seja de uma categoria diferente.

 

As inscrições decorrem até dia 21 de março, sendo que a submissão dos trabalhos é até dia 30 de abril.

 

Além da possibilidade de participar com os vídeos, a NET Viva e Segura promove nesta segunda edição, as conferências NETtalks – Net Viva e Segura. Com formato dinâmico e interactivo, as conferências apresentam-se como um espaço de formação presencial, de 60 a 90 minutos, que tem como intenção, debater temas do mundo digital com jovens que frequentam o ensino secundário e profissionais dos estabelecimentos de ensino público e privado de Portugal.

As conferências contam com a presença de diversos convidados, youtubers, humoristas entre outros, e abordam temas como: Preservação da privacidade nas redes sociais, cuidados nas partilhas de conteúdos, ligações seguras, fraudes, e dúvidas.

Pode visualizar a agenda e saber mais sobre as conferências, aqui. Para saber mais, aceda também ao vídeo “NET VIVA SEGURA”.