notícias
5 Mitos sobre a sua segurança online
Date
08-02-2019
Image

Quando se fala de segurança online é importante ter presente alguns mitos que podem ter um impacto negativo na sua utilização da Internet.

 

1º Mito: É fácil perceber se um site é falso

Alguns sites imitam cada pormenor de um site legítimo e, por isso, pode tornar-se um desafio perceber a sua veracidade.

Quando tiver dúvidas sobre a autenticidade de um site, verifique o endereço de URL e faça uma pesquisa num motor de busca com o mesmo termo. Regra geral, o primeiro resultado irá corresponder ao site oficial. Caso os links não coincidam, saberá que está a lidar com uma página falsa.

 

2º Mito: A minha password é forte não preciso de a modificar

Na realidade uma password nunca é suficientemente forte por um longo período de tempo e, portanto, deverá alterá-la regularmente e ter uma diferente para cada serviço ou site que utilize.

 

3º Mito: O meu filho sabe mais que eu sobre o mundo digital

É verdade que muitos jovens se adaptam mais rapidamente à utilização das novas tecnologias do que alguns adultos. Porém, esta adaptação não se reveste necessariamente de conhecimentos relativos a diferentes riscos com que se podem deparar na Internet. A participação ativa na vida online do seu filho, irá certamente reforçar esta aprendizagem e ser benéfica para pais e filhos.

 

4º Mito: Tenho um antivírus instalado, logo não tenho com que me preocupar

Novos vírus surgem diariamente e se não atualizar regularmente o antivírus do seu dispositivo este continuará vulnerável. Além disso, mesmo com um antivírus instalado, não é recomendável que descarregue ficheiros potencialmente suspeitos.

 

5º Mito: Se eu carregar num link malicioso e desligá-lo logo de seguida, não serei infectado por malware

Quando um utilizador carrega no link sem que possua um antivírus instalado e atualizado, este poderá contaminar de uma forma rápida o dispositivo.

 

Estar a par destes mitos, poderá contribuir para um aumento da sua segurança e privacidade na Internet.

 

Navegue em Segurança!