notícias
Campanha de Promoção de Conteúdos Online Positivos
Date
11-09-2017

Tags

Image

A Plataforma Europeia "Better Internet for Kids" lançou recentemente o sub-site relativo à Campanha de Promoção de Conteúdos Online Positivos, disponível em https://www.betterinternetforkids.eu/web/positiveonlinecontent/ (website em Inglês).

Esta nova campanha é organizada pelos Centros Internet Segura membros da Rede Europeia Insafe e da rede temática POSCON (Conteúdo Positivos e Serviços Online para Crianças na Europa), que pretendem sensibilizar toda a população para esta temática. Assim, o objetivo final desta campanha é promover as melhores experiências online para crianças (em particular, até aos 12 anos) e incentivar a criação de novas ferramentas e serviços, fornecendo exemplos positivos de conteúdo digital para pais, professores e em particular, fornecedores de conteúdo e produtores.

O conceito de Conteúdo Online Positivo pode parecer abstrato e, na realidade, pode ser sujeito a diferentes interpretações. No entanto, para os propósitos desta campanha, optou-se pela seguinde definição:

"O Conteúdo Online Positivo é um conteúdo digital dirigido a crianças, que lhes permite aprender, se divertir, criar, disfrutar, desenvolver uma visão positiva de si mesmos e respeitando a sua identidade, aumentar a sua participação na sociedade e produzir o seu próprio conteúdo positivo."

Para promover a criação e adaptação de conteúdos digitais positivos, e partindo do trabalho realizado pelo grupo de trabalho POSCON, foram atualizados os "Critérios para Conteúdos, Serviços e Aplicações Digitais Positivos para Crianças" e foi criada uma lista de alguns exemplos deste tipo de conteúdos, que poderá pesquisar em https://www.betterinternetforkids.eu/web/positiveonlinecontent/examples.

Assim, o Centro Internet Segura apela a todos a exploração dos conteúdos e recursos deste website e também a participação na Semana de Sensibilização da Campanha de Promoção de Conteúdos Online Positivos, que irá ocorrer entre 25 a 29 de Setembro de 2017. Ainda esta semana, o Centro Internet Segura irá lançar um artigo sobre este evento que pretende envolver crianças, professores e educadores, pais e cuidadores, produtores de conteúdos, e decisores políticos.

Acompanhe as novídades através da Página de Facebook do Centro Internet Segura e da Hashtag do Twitter #positivecontent.

Navegue em Segurança!