notícias
Conteúdos Online Positivos: Critérios para Pais
Date
26-09-2017

Tags

Image

Hoje, no segundo dia desta semana de sensibilização da Campanha de Conteúdos Online Positivos, dirigimo-nos especificamente aos pais, com um conjunto de critérios/dicas úteis no momento de selecionar um conteúdo online.

1) Em primeiro lugar, opte por escolher conteúdos que sejam capacitadores, convidativo, estimulante e, sobretudo seguro;

2) Assegure que o conteúdo é adequado para a idade, que conhece os objetivos desse conteúdo e de que forma a criança poderá beneficiar dos mesmos;

3) É igualmente importante identificar conteúdos creativos, interativos e pedagógicos. Verifique se o conteúdo é desafiador o suficiente e se dá feedback ao utilizador e reconhece as metas atingidas;

4) O conteúdo é apresentado num ambiente adequado para crianças? Tem elementos de navegação que auxiliam a navegação do utilizador? O nome da aplicação ou endereço URL do serviço é inequívoco? Se for mal escrito, pode dirigir as crianças a conteúdo inapropriado?

5) O conteúdo está de acordo com a legislação e regulamentos aplicáveis (proteção de menores, proteção de dados, comunicações comerciais, direitos de autor, entre outros)? O conteúdo é confiável e mantido e revisto regularmente? Tem informação claramente destacada para pais e cuidadores?

6) É possível assegurar que o conteúdo não apresenta quaisquer riscos? Existem formas eficazes de monitorizar e intervir caso alguma coisa corra mal? É possível utilizar controlos parentais para avaliar o conteúdo online? O serviço/app/website recolhe mais informação do que a necessária? Apresenta instruções claras sobre autorizações, medidas de privacidade e políticas de utilização?

7) Existem mecanismos de denúncia disponíveis no conteúdo? São apresentadas instruções, regras e informação de segurança para utilização de redes sociais, salas de conversação, fóruns e outros?

8)Neste conteúdo, as leis e regulamentos que dizem respeito a publicidade endereçada a menores estão a ser respeitadas? Existem elementos comerciais? São claramente identificáveis? Existem conteúdos inadequados a ser publicitados (como tabaco, alcool, fármacos, entre outros)? O controlo parental é obrigatório para a utilização de pagamentos dentro da aplicação?

Acompanhe as nossas publicações ao longo desta semana!

#CCOP2017 #Por1InternetMelhor #positivecontent

Navegue em segurança!