notícias
Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual
Date
02-11-2020
Image
DEPCCEAS

O Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual é celebrado anualmente, a 18 de novembro. Num contexto em que crianças exploram e expressão a sua sexualidade, cada vez mais, através das tecnologias de informação e comunicação (em particular as redes sociais e aplicações de mensagens), este dia é uma oportunidade para destacar como, muitas vezes, as crianças subestimam os riscos associados a este comportamento.

Muitas vezes pressionadas pelos pares para partilhar este tipo de imagens e/ou vídeos, as crianças são tentadas a incorrer em comportamentos de risco. Neste sentido, é essencial desenvolver programas de projetos de prevenção, que permitam às crianças compreender os riscos associados com este comportamento, uma vez que as imagens ou vídeos poderão ser divulgadas na Internet e, assim, tornar a criança uma vítima de extorsão ou coerção sexual.

Neste contexto, a edição de 2020 do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual é focado no tema "Prevenindo os comportamentos de risco das crianças: imagens e vídeos sexuais gerados por crianças".

O Conselho da Europa encoraja todos os parceiros a organizar atividades acerca deste tema, com o objetivo de aumentar a consciencialização de crianças e adultos para estes riscos e para as formas de proteção dos mais jovens. No mesmo sentido, são também encorajadas partilhas, em particular entre crianças e pais, entre representantes políticos, educadores e outros profissionais.

Com este objetivo, o Conselho da Europa partilha boas práticas no seu website dedicado ao Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. Para visitar, clique aqui.