notícias
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Date
03-12-2019
Image

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Foi em 1998 que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e a data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

Para impulsionar esse processo, a plataforma COFACE Disability lançou hoje um Guia que pretende alertar para a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias. O Guia, denominado S.H.I.F.T., propõe 5 objetivos, 15 ferramentas e 45 ações nas áreas de Apoio, Direitos Humanos, Independência, Famílias e Sociedade Transição para alcançar a inclusão significativa de pessoas com deficiência.

O Guia está disponível em inglês e francês e pode ser consultado em http://www.coface-eu.org/wp-content/uploads/2019/11/SHIFT_FINAL1.pdf. Pode ser usado por diferentes partes interessadas: ONGs, prestadores de serviços sociais e de saúde, cuidadores e/ou familiares, entidades empregadoras e profissionais da educação.

As ações e ferramentas da COFACE são construídas em torno dos objetivos de desenvolver uma gama de serviços de apoio centrados na inserção da pessoa na comunidade, com respeito pelos direitos humanos, capacitando as famílias de pessoas com deficiência e impulsionando uma mudança cultural para adotar a inclusão como um valor abrangente na sociedade, estendendo ao digital.