Notícias

Lançamento da Campanha #TogetherForABetterInternet - Juntos por uma Internet melhor
Lançamento da Campanha #TogetherForABetterInternet - Juntos por uma  Internet melhor
22/05/2019

O Centro Internet Segura integra uma rede europeia de Centros Europeus que espelham os mesmos objetivos que estão no centro da ação da União Europeia: salvaguardar e promover os melhores interesses das crianças e jovens, ao mesmo tempo que constrói um futuro digital ético e sustentável e uma sociedade digital inclusiva. Desde 1999 que a União Europeia se tem posicionado na linha da frente em matéria de proteção dos direitos digitais das crianças através dos Centros Internet Segura e do programa Better Internet for Kids.

Nestas semanas que antecedem as eleições europeias 2019, onde os debates acerca do futuro da Europa são uma constante, é importante reforçar a ideia de fazermos da Internet um local de cultura e de oportunidades para capacitar as nossas crianças e jovens.

Durante anos, a rede de Centros Internet Segura Europeus tem vindo a trabalhar no sentido de tornar a literacia digital e dos media dos jovens cidadãos europeus uma questão central e a sensibilizar para os riscos que podem encontrar online. Por essa razão, tem-se vindo a abordar alguns temas que podem afetar o bem-estar das crianças e dos jovens (como o cyberbullying, os conteúdos ilegais, a disseminação de material de abuso sexual de menores, entre outros temas) mas também outros assuntos chave de natureza societal.

De um modo geral tem-se verificado que a importância da tecnologia digital tem vindo a aumentar em paralelo com as preocupações associadas a esse crescimento.  Atualmente, algumas dessas preocupações ameaçam os alicerces da democracia europeia e a coesão entre os Estados membros. Em resultado disso, a União Europeia procura aumentar a sua resiliência aos riscos digitais. Neste contexto, a educação e as ações de sensibilização desempenham um papel crucial para a redução do digital divide (quer seja geográfico, financeiro ou pela discriminação de género), onde se inclui a abordagem de temáticas como o discurso de ódio online, a desinformação, a prevenção de fugas de dados.

Ao capacitarmos as crianças e os jovens para mitigar os riscos online e maximizar as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, estamos a assegurar que se tornam cidadãos digitais responsáveis. Trata-se de um esfoço a longo prazo, devido à natureza dinâmica do contexto digital, que requer um acompanhamento para responder de forma adequada às tendências e temas emergentes.

É da responsabilidade dos Centros Internet Segura garantirem que os jovens europeus são capazes de lidar com os desafios do século XXI para serem bem-sucedido na revolução digital. Por essa razão, apela-se a todas as organizações, decisões políticos e cidadãos que partilhem esta mensagem e que apoiem uma Europa Digital justa, capacitante e inclusiva.

Faça download
da aplicação