Notícias

Memes enquanto representativos de discursos de ódio
Memes enquanto representativos de discursos de ódio
13/02/2019

A Internet tem-se tornado num forte veículo de propagação de ideias e de conteúdos como imagens e vídeos criados e partilhados online. Alguns desses conteúdos designam-se por memes.

 

A expressão memes corresponde a referências que caracterizam uma ideia ou conceitos utilizados através de links, hashtags ou frases acompanhados por uma imagem. A sua rápida expansão pelas redes sociais, blogs, entre outros media, é atribuída à partilha realizada pelos utilizadores e que influenciam o seu crescimento viral na Internet.

 

Estas imagens tornam-se virais por representarem uma abordagem humorística relativa a sentimentos sociais partilhados, conduzindo aos comentários, likes e partilhas.

 

Porém, estes memes podem ir além do humor. Entre as várias intenções por detrás da utilização dos memes pode estar camuflada uma conotação negativa, representando discursos de ódio, que ganham força rapidamente na Internet, e que se difundem no dia-a-dia dos utilizadores.

 

Qualquer utilizador pode iniciar e criar um meme. Este é mutável, uma vez que pode ser baseado em qualquer assunto ou situação.

 

Dessa forma, a disseminação dos memes apesar de representarem uma forma de expressão criativa e humorística, pode ser representativa de conteúdos negativos.

 

Por isso, antes de partilhar um meme, analise o seu conteúdo e verifique se este não contribui para a disseminação de discursos maliciosos, baseados em atitudes preconceituosas. Compreenda melhor o impacto do Discurso de Ódio na Internet e o que pode fazer para o reduzir em http://odionao.com.pt/.

 

Navegue em Segurança!

Faça download
da aplicação