Notícias

MENSAGENS YOUthDIG 2019
imagem logo do youthdig
29/07/2019

Foram recentemente publicadas as mensagens do YOUthDIG, diálogo juvenil sobre a governação da Internet, que resultaram do encontro que se realizou este ano em Haia, Holanda entre os dias 16 e 18 de junho.

O YOUthDIG insere-se no EuroDig – European Dialogue on Internet Governance, uma plataforma aberta e multistakeholder, que promove a partilha de abordagens sobre a Internet e sobre como é governada. Neste contexto, o YOUthDIG promove o diálogo dos jovens sobre diversas temáticas associadas à governação da Internet. As principais mensagens apresentadas pelos jovens que participaram na ultima edição do YouthDIG centram-se em duas principais temáticas:

Ética digital & Inclusão:

- Os processos e políticas da governação da Internet acerca dos jovens devem ser comunicados de melhor forma, de modo a que os jovens estejam melhor informados e a sua participação possa ser reforçada através do diálogo multistakeholder.

- As novas preocupações online, tais como o discurso de ódio, as fake news, a privacidade e o cyberbullying não são temáticas suficientemente debatidas nas escolas. Os jovens defendem a elaboração de um currículo, reforçado pela regulação, que recentre a necessidade de sensibilizar para o ambiente digital e para o desenvolvimento das competências digitais e da literacia digital dos jovens estudantes.

- Consideram que o SAPA (Smart Active Participation Algorithm) deve ser prioritário e debatido num ambiente multistakeholder. O objetivo deste algoritmo é substituir alguns dos anúncios a que estamos expostos ao mesmo tempo que pesquisamos na Internet informação sobre as iniciativas do Conselho da Europa. O SAPA irá sugerir oportunidades baseadas na idade dos utilizadores, de modo a capacitar os jovens de todas as idades para as iniciativas do Conselho da Europa através da Internet.

- Desejam a inclusão de jovens, através do programa para jovens embaixadores para a Governação da Internet, nos processos de tomada de decisão a nível local, regional e nacional. Os parlamentos juvenis existentes devem ser reforçados para dar a voz aos lideres do futuro.

Cibersegurança, Confiança & Privacidade:

- Para recuperar a privacidade, os jovens querem que os governos tenham um envolvimento proactivo em vez de adotarem medidas reativas. De forma a sensibilizar para a proteção de dados e para a utilização online segura, os jovens pedem que os governos:

a) promovam a discussão pública;

b) integrem a literacia digital na educação.

Adicionalmente, pedem que o sector privado torne possível o anonimato.

- A Internet das Coisas é um pilar importante da cibersegurança porque está em crescimento exponencial, com capacidades e ameaças crescentes. É fundamental sensibilizar, enriquecer e atualizar os currículos da educação, de forma a incluir a temática da segurança da Internet das Coisas.

- As entidades reguladoras devem encorajar a que a tecnologia seja aberta (open source), de modo a promover a transparência.

Para aprofundar este tema e para conhecer o âmbito do EuroDIG, poderá aceder a informação complementar através deste link: https://www.eurodig.org/index.php?id=1

 

 

 

Faça download
da aplicação