notícias
Notícias Safer Internet Forum (SIF) realiza-se em Bruxelas esta quinta feira
Date
20-11-2019
Image

Esta quinta-feira, dia 21 de novembro, terá lugar, em Bruxelas, o Safer Internet Forum (SIF), que este ano é subordinado ao tema: "Da violência online ao respeito digital", explorando a noção de respeito digital como um antídoto para as várias formas de violência online.  Com base na estratégia europeia para uma Internet melhor para as crianças, este Forum é uma conferência internacional anual realizada no âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (CEF). Reunindo jovens, representantes de pais e professores, governo e da indústria e especialistas em tecnologia, o evento tem por objetivo avaliar a abordagem das várias partes interessadas, considerando o impacto da tecnologia nos indivíduos e na sociedade. Consistirá num dia de debates, intercâmbios e discussões e uma sessão plenária que será liderada pelos jovens do Better Internet for Kids (BIK) Youth Panel 2019. No âmbito do projeto BIK, anualmente ocorre um Painel da Juventude BIK antes e durante o SIF, incentivando um grupo de jovens participantes (que este ano serão 25, oriundos de 19 países europeus) a expressar não apenas as suas opiniões e os seus desafios relativamente a uma utilização mais segura da Internet, mas também as visões dos colegas que representam a nível europeu.

A sessão deste ano no SIF seguirá um formato diferente do habitual, propondo uma "consulta invertida", com o objetivo de reverter o tradicional envolvimento dos jovens nas consultas às partes interessadas, onde as suas vozes são ouvidas, mas por vezes não existe um acompanhamento adequado dos problemas e das prioridades inventariadas. Desta vez, os jovens participantes do painel organizarão a discussão em torno de um conjunto de problemas concretos identificados com base nas suas opiniões pessoais e experiências de violência online.

Outro destaque do SIF 2019 será uma palestra durante a qual Thordis Elva, escritor e jornalista, partilhará a sua visão sobre os principais problemas em jogo relativos à violência online, incluindo o discurso de ódio, a violência sexual baseada em imagens e outras formas de violência de género, que acabam por ser facilitadas pela tecnologia.

Para mais informações sobre a edição 2019 do Safer Internet Forum e do foco na violência online e respeito digital, visite https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/policy/safer-internet-forum