Notícias

Participação da Rede Insafe no IGF – Internet Governance Forum 2019
Participação da Rede Insafe no IGF – Internet Governance Forum 2019
03/12/2019

A Rede Europeia Insafe realizou no IGF 2019 em Berlim, que teve lugar entre 25 e 29 de novembro, o workshop "How is life in the digital age treating us? Opportunities and risks for people's wellbeing".

Do painel fizeram parte vários representantes dos Centros Internet Segura da Rede Insafe: do CIS português esteve presente Sofia Rasgado, o CIS grego foi representado por Evangelia Daskalaki, a Linha Direta e a Linha de Apoio de Malta foram representadas por Deborah Vassallo e Sabrina Vorbau, da equipa de Coordenação da Insafe, moderou a sessão. Além disso, um grupo de jovens de Portugal, Itália, Alemanha e Grécia participou do painel para partilhar as suas opiniões acerca dos tópicos discutidos na sessão.

O workshop começou com uma apresentação sobre a pegada digital que demonstrou como hoje em dia são utilizados cada vez mais os dados das crianças e que isso se deve em parte às partilhas que os próprios pais fazem sobre a vida dos filhos. Esse aumento de exposição pode acarretar riscos, como o cyberbullying, mas também pode ter consequências indiretas, como a criação de perfil ou marketing direcionado.

A representante de Malta explicou como as relações entre pares se tornam mais significativas durante a adolescência e como isso é ainda mais evidente nas redes sociais onde a constante necessidade de fazer parte do grupo e ter reconhecimento está na base da formação do auto-conceito e identidade.

Sofia Rosgado falou sobre inclusão digital e apresentou o programa INcode 2030, parte de uma iniciativa maior sobre cidadania e inclusão numa sociedade com práticas cada vez mais digitais onde muitas das interações sociais acontecem na internet.

Os jovens foram questionados sobre a necessidade de manterem os seus perfis atualizados no desejo constante de obter feedback nas redes sociais. Um jovem mencionou que redes como o Instagram acabam por exercer muita pressão sobre os jovens.

Artigo completo disponível em https://www.betterinternetforkids.eu/web/portal/practice/awareness/detail?articleId=5300251

Faça download
da aplicação