notícias
A promoção do ódio na Internet
Date
30-01-2019

Tags

Image

O surgimento da Internet possibilitou-nos criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos fornecendo um espaço para a participação, empenho e livre de expressão pessoal. As redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter entre outras plataformas conquistaram um espaço público online onde podemos estar em contacto permanente com os nossos amigos e familiares, ou até para o desenvolvimento de novos contactos.

Este espaço possibilita novas oportunidades, mas também abre portas para novos riscos e preocupações. Entre as quais o cyberbullying e o discurso de ódio, sob diferentes formatos. Para combater este fenómeno, campanhas de sensibilização como a Campanha Nacional do Movimento Contra o Discurso de Ódio, contribuem para proporcionar aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos direitos humanos.

Assim, o Centro Internet Segura aponta para algumas das motivações que levam utilizadores a adotar práticas de difusão de discursos de ódio na Internet.

Não ser presencial - O agressor escuda-se no anonimato, podendo utilizar perfis falsos quando aborda e/ou provoca as suas vítimas.

Não existem consequências - Independentemente do grau de violência que está a ser transmitida, o agressor considera que sairá impune e sem sofrer consequências por este ato.

Motivações – Um agressor pode experienciar sensações de poder e segurança, quando utiliza um dispositivo para atacar uma vítima. Estes ataques podem ser motivados por qualquer fator diferenciador entre a vítima e o agressor (ideologias, orientação sexual, crenças, origens etnográficas).

Efeitos de Contágio  - Publicações que incentivam ao ódio, têm um fator de replicação elevado, podendo resultar numa bola de neve de comentários e republicações negativas.

Sempre que se deparar com alguma questão associada ao discurso de ódio, relembramos que pode e deve contactar a Linha Internet Segura através do número gratuito 800 21 90 90.

Navegue em segurança!