notícias
Seminário Comemorativo do Dia da Internet mais Segura 2016
Date
04-02-2016
Image

No âmbito das celebrações do Dia da Internet mais Segura, o Consórcio do Centro Internet Segura organizou, em cooperação com a Fundação PT, o seminário que assinalou a iniciativa. Com o objetivo de aprofundar o tema deste ano - Faz a Tua Parte, por uma Internet Melhor -, o Consórcio convidou vários especialistas que contribuíram com a sua perspetiva nas suas diferentes áreas de atuação na sociedade Portuguesa. Académicos, psicólogos, forças de investigação criminal, media, técnicos de intervenção social, entre outros profissionais, discutiram quais os atuais desafios que a utilização da Internet suscita bem como quais os impactos que a tecnologia e a Internet suscita no comportamento dos jovens e da população em geral.

Foi também no âmbito da realização deste evento que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, representada pela Dr.ª Ana Cristina Neves, Diretora do Departamento da Sociedade da Informação, apelou à necessidade de se continuar a reforçar a cooperação nacional no sentido de uma melhor promoção da Inclusão e Literacia Digital.

Desta forma, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, enquanto coordenadora do Consórcio Internet Segura, estendeu um convite para que todas as entidades celebrassem o Mês da Internet Segura, promovendo ações de sensibilização dirigidas aos públicos destas instituições e às comunidades locais. Para o efeito, todas as entidades que pretendam participar, poderão fazer o seu registo através do website do Centro Internet Segura. Para apoiar a dinamização destas iniciativas, o Centro Internet Segura disponibiliza, através do seu website, uma vasta oferta de recursos que incluem cartazes, spots aúdio, vídeos, flyers e outras publicações. Para além disso, a Fundação para a Ciência e Tecnologia irá ainda assegurar o envio totalmente gratuito de materiais promocionais e de sensibilização para todas as entidades que registem as suas iniciativas em http://www.internetsegura.pt/contactos.

Na sessão da tarde, dirigida aos jovens, o Consórcio deu voz a vários representantes da juventude num painel moderado pelo apresentador Pedro Fernandes. Foram várias as preocupações exploradas no painel de debate cuja temática era  “A vida para além do Like”.

Ainda com o foco nos jovens foram apresentados os novos recursos produzidos pelo Centro Internet Segura e foi reforçada a importância do trabalho realizado pelas linhas operacionais do projeto, nomeadamente da Linha Ajuda, cujo objetivo é o esclarecer toda a população no âmbito de uma utilização mais segura e informada da Internet. Aproveitando esta oportunidade a Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou o jogo pedagógico “Batalha no Ciberespaço”, desafiando todos os utilizadores a fazerem o download do mesmo jogo, disponível nos mercados Android, iOS e Microsoft. (Assista ao trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=nmWofsSbzvw)

Para encerrar esta sessão comemorativa, a Fundação Portugal Telecom, apresentou um dos seus mais dinâmicos recursos educativos - Uma peça de teatro dinâmica e inovadora, com a atuação de Alexandre da Silva, Pedro Górgia, Tiago Aldeira e Vicente Morais, que levou jovens e adultos a refletirem sobre a importância que é dada à nossa Identidade Digital.