notícias
Sexting e Intimidade Online
Date
23-01-2019
Image

As novas tecnologias como os telemóveis têm tornado o sexting mais disponível e recorrente entre jovens, adolescentes e também adultos.

O termo sexting resulta das palavras sex (sexo) e texting (envio de SMS) e tem como objectivo a troca de mensagens eróticas com ou sem fotografias via telemóvel, chats ou redes sociais.

O maior risco do sexting ocorre quando essas fotos ou mensagens saem do nosso controlo podendo acabar nas mãos das pessoas erradas ou até divulgadas na Internet. Na era digital, a partilha e disseminação destes conteúdos é assustadoramente célere.

Podem existir sérias consequências para a reputação online e offline de uma pessoa, quando algo corre mal na prática de sexting. Como tal, antes de carregar no botão enviar e de se envolver nesta prática, questione-se primeiro das suas intenções e das consequências.

Relembre-se que a sua segurança não pode ser totalmente garantida, uma vez que a partir do momento que partilha as suas fotografias e mensagens privadas ou inicia uma chamada de vídeo, perderá o controlo, mesmo quando apaga esse conteúdo dos seus dispositivos. Por vezes, basta um screenshot para essa informação ser guardada por outros e, eventualmente, partilhada.

No entanto, se alguma coisa tiver corrido mal, relembramos que a Linha Internet Segura, presta apoio a pessoas vítimas de abusos de privacidade, ou extorsão sexual. O número de contacto é gratuito – 800 21 90 90. 

Pense duas vezes antes de enviar e… Navegue em Segurança!