Webinares | Children, youths and digital media

Iniciativas

Image
Start date
25/03/2021
End date
20/05/2021
Duration
2h
Event type
WEBINAR
Location
Online

No âmbito do semestre internacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da unidade curricular Children, Youths and Digital Media e do projeto de investigação Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED), com a parceria do CCTIC-ESE/IPS, vão ser organizados 4 webinares sobre os desafios que os media digitais podem representar para as crianças e jovens.

As sessões decorrem em língua inglesa, e destinam-se a professores e estudantes das áreas de comunicação, educação, psicologia, sociologia, etc. e cada participante receberá um certificado de participação.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em http://projectos.ese.ips.pt/acd/ .

Datas dos webinares:

25 de março (9h30 às 11h30)
European research on children and the internet – a focus on digital parenting
Cristina Ponte – Professora  na  FCSH da Universidade Nova  de Lisboa e investigadora no ICNOVA (Instituto de Comunicação da U. Nova).
A primeira parte da sessão introduz a pesquisa longitudinal realizada pela rede EU Kids Online (de 2006 até ao presente) - mostrando como as questões e a estrutura evoluíram e contribuíram para programas e orientações internacionais sobre os direitos da criança no contexto digital. A segunda parte centra-se nos resultados da investigação sobre a parentalidade digital em Portugal.

22 de abril (9h30 às 11h30)
Children and Digital go to School: mediating and enabling the possibilities
Teresa Sofia Castro –  Pós-doutoranda e investigadora no  ICNOVA.
Esta sessão começa por analisar os contextos sociais e tecnológicos em que as crianças crescem atualmente. Por meio de exemplos recolhidos em pesquisas, os participantes serão levados a pensar criticamente sobre os desafios em jogo e as abordagens de mediação para promover um melhor ambiente digital para as crianças.

6 de maio (9h30 às 11h30)
My privacy, whose rules? – Digital literacy in hyperconnected times
Ana Jorge – Investigadora coordenadora no  Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies (CICANT) e professora associada da Universidade  Lusófona.
Nesta sessão, será apresentado o tema da privacidade online entre as infraestruturas técnicas e económicas, por um lado, e, por outro, as competências críticas e funcionais dos utilizadores comuns em operar num ambiente cada vez mais complexo de algoritmos e plataformas no mundo digital.

20 de maio (9h30 às 11h30)
Young Children and Digital Media 
Patrícia Dias, Professora na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigadora no e investigadora no Centre for Communication and Culture (CECC).
Este webinar aborda as práticas digitais de crianças pequenas, observando como a pandemia Covid-19 os afetou. Além disso, será explorado o importante papel dos pais e educadores como mediadores das tecnologias digitais e discutido como estes podem ajudar as crianças a escolher bons conteúdos e atividades digitais e apoiá-las no desenvolvimento da alfabetização midiática necessária para lidar com o ambiente digital de forma crítica, segura e benéfica.

Cartaz