Sobre a LIS

 

 

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura que compreende:

- Esclarecimento e apoio ao cidadão - para utilização mais segura, responsável e saudável da Internet e tecnologias associadas. Acessível através de formulário pedido de esclarecimento , contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).

- Serviço de denúncia de conteúdos ilegais online - nomeadamente Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência. Acessível através de formulário Denunciar Conteúdo Ilegal, contacto telefónico gratuito (800 21 90 90), e correio electrónico (linhainternetsegura@apav.pt).

A Linha Internet Segura funciona nos dias úteis das 9h00 às 21h00.

 

QUEM SOMOS

Este serviço tem por base o atendimento telefónico e online sobre questões relacionadas com o uso de plataformas e tecnologias online. A Linha Internet Segura, passa assim a ser um apoio específico do Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD) da APAV, que irá assegurar o apoio anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo todos os assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna das crianças e jovens. A integração da Linha Internet Segura no SIAD assegura ainda uma resposta articulada com os serviços de proximidade da APAV.

 

OBJECTIVOS

Os objetivos da Linha Internet Segura são: Prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, Dispondo de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes quando uma criança parecer estar em perigo; Analisar, discutir e fornecer resultados que contribuam para as estratégias de sensibilização na área da Internet Segura.

 Na prossecução de um atendimento de melhor qualidade e maior abrangência, a Linha Internet Segura conta com o apoio de várias entidades para encaminhamento e seguimento de contactos cuja resposta integrada no SIAD, permite que a cada situação seja dada uma resposta conjugada tanto com os serviços de proximidade da APAV e os  sistemas de referenciação protocolados entre a APAV e entidades parceiras.

A Linha Internet Segura integra também um serviço de denúncia de conteúdos ilegais online onde são disponibilizados um conjunto de meios através dos quais, e de forma totalmente anónima, é possível apresentar denúncias de conteúdos eventualmente ilegais. As denúncias recebidas são triadas e analisadas por operadores dedicados que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional ou congénere internacional.