notícias
Ano Europeu da Juventude
Date
20-07-2022
Image

O ano de 2022 foi designado como o «Ano Europeu da Juventude» (AEJ), que, entre vários objetivos, coloca em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, inclusivo e digital - e o seu papel na criação da visão, dos valores e dos princípios europeus.  

Através das aprendizagens não formais, informais, formais e entre pares, promovem-se novos conhecimentos, competências e atitudes, troca de ideias, experiências e interações que reforçam a participação ativa dos jovens no espaço democrático

Em Portugal, foi nomeado um Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que tem por missão promover as comemorações em Portugal e que é constituído por diversas entidades. As instituições que trabalhem com e para jovens podem envolver-se nas comemorações nacionais do Ano Europeu da Juventude durante o corrente ano, dinamizando diversos eventos nesse âmbito, que devem ser registadas aqui.

 

Participar na Campanha AEJ

A participação na campanha de comunicação do AEJ oferece vários benefícios para eventuais stakeholders/parceiros:

• Visibilidade extra - A participação na campanha de comunicação do AEJ proporcionará visibilidade para a sua organização e respetivas atividades.

 • Networking e crescimento - Participar no AEJ como parte interessada dá à sua organização uma ponte direta para centenas de outras organizações que operam em áreas semelhantes e âmbitos complementares. Facilita o contato direto com as instituições nacionais e da UE e lançará as bases para a cooperação, novos projetos e parcerias.

• Reconhecimento - Ser um stakeholder/parceiro do AEJ significa defender os jovens. Como parte interessada, a sua participação no AEJ levará a um maior reconhecimento público. Esse reconhecimento pode também permitir desenvolver relacionamento especial com meios de comunicação social e pode, portanto, ser usado como pretexto ao contactar/falar com os media locais/regionais.

• Novas oportunidades - Quanto mais envolvido e ativo for como parte interessada no AEJ, mais estará a posicionar a sua organização a um novo nível, com mais possibilidades para a sua rede se expandir, ou criar novas parcerias.

 

Neste sentido, o IPDJ, através do Centro Internet Segura, vem convidá-lo a associar-se ao Ano Europeu da Juventude, e deixa-lhe algumas sugestões. Além de se registar para divulgar os seus eventos, pode também divulgar o logótipo e diversos templates, nos respetivos canais de comunicação; divulgar mensagens sobre o AEJ nas atividades que organiza, utilizar as hashtags #AEJ2022, #EYY2022, #EuropeanYearofYouth e #AnoEuropeudaJuventude, e incluir o logótipo nas iniciativas; disponibilizar o spot institucional do AEJ; e partilhar notícias AEJ.

Para obter mais informação, consulte o site do Ano Europeu da Juventude e as redes sociais.