APAV lança campanha "A violência online é real"

notícias
Date
02-11-2021
Image

Assinalando o Dia Mundial de Combate ao Bullying, dia 20 de outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresentou uma nova campanha de sensibilização sobre violência online.


Com o mote "A violência online é real", a campanha desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV, tem o objetivo de alertar para o aumento da criminalidade online, nomeadamente das situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens. Este tipo de crime viu aumentada a sua expressão durante a pandemia, em parte, devido ao aumento do tempo que as crianças e jovens passaram online.


Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e cyberbullying, números que não correspondem à realidade nacional, uma vez que muitas das situações não são reportadas. Por outro lado, os valores de denúncias de casos de discurso de ódio e de partilha não consentida de imagens aumentaram expressivamente - a Linha Internet Segura recebeu, nesse mesmo ano, 216 denúncias de discurso de ódio online e 260 contactos sobre partilha não consentida de imagens privadas. 


Para obter apoio para  situações de crime ou violência junto da Linha Internet Segura, utilize o número gratuito 800 21 90 90 - disponível das 8h00 às 22h00 -, o email linhainternetsegura@apav.pt ou os formulários de contacto Denunciar conteúdo ilegal e Pedir Esclarecimento.

 

Veja o vídeo da campanha em: youtu.be/H_k_nxjWU0Y