notícias
Campanha #DigitalDecade4YOUth, por “uma melhor Internet para as crianças e jovens”
Date
22-09-2021
Image
#DigitalDecade4YOUth

A campanha, coordenada pela Insafe, consiste na auscultação de jovens e adultos, para a construção de uma Estratégia Better Internet for Kids (BIK). Conta já com centenas de crianças e jovens ouvidos, sendo agora a vez dos pais, cuidadores, professores e educadores participarem.

Até dia 11 de outubro, a Campanha #DigitalDecade4YOUth está a reunir opiniões, através do inquérito disponível online. Até ao momento, o trabalho de consulta já obteve contribuições de cerca de 750 crianças e jovens, através de 70 grupos focais, no qual o Consórcio do Centro Internet Segura esteve envolvido, contando com a colaboração de vários parceiros nacionais. Estes grupos tiveram a oportunidade de dar as suas opiniões sobre as oportunidades, os benefícios, os desafios e os riscos de estar online. Agora é a vez dos responsáveis por educar refletirem sobre a presença dos seus filhos ou alunos na Internet.

Todos os contributos recolhidos permitiram alavancar a construção da nova Estratégia BIK, que visa promover, proteger, respeitar e cumprir os direitos da criança no mundo digital e que será adotada em 2022. Incluída no caminho traçado para a transformação digital da Europa até 2030, o objetivo passa por “assegurar que o mundo digital está apto para o futuro e que todos beneficiam das oportunidades que este pode oferecer”, como destaca a Insafe.

 

Para participar neste inquérito, com opção de tradução para português no lado direito do ecrã, clique aqui.