notícias
Candidaturas aos Prémios Europeus de Competências Digitais
Date
15-03-2024
Image
Prémios Europeus de Competências Digitais

Estão a decorrer até 2 de abril, as candidaturas ao Prémios Europeus de Competências Digitais, que visam reconhecer e celebrar o trabalho de organizações em toda a Europa, que contribuem para o progresso das competências digitais através dos seus projetos, programas e iniciativas.

As organizações públicas, privadas, académicas, centros de investigação e/ou formação, escolas, PME ou grandes empresas, consórcios de projetos financiados pela UE, administrações públicas, ONG e iniciativas de cidadãos que estão a executar ou concluíram um projeto ou iniciativa de apoio à adoção de competências digitais numa das 5 categorias dos prémios, podem candidatar-se.

Na edição de 2023 dos Prémios Europeus de Competências Digitais foram submetidas 330 candidaturas referentes às 5 categorias dos Prémios, entre as quais várias iniciativas Portuguesas, tendo sido alcançado um primeiro lugar, com o projeto ubbu.

Os prémios são organizados pela  Plataforma de Competências Digitais da Comissão Europeia, e pretendem celebrar projetos, iniciativas e programas concebidos para a melhoria das organizações europeias no domínio digital, especificamente nas 5 categorias às quais corresponde, os Prémios a atribuir:

Melhoria digital @ Trabalho: iniciativas centradas na melhoria de competências digitais e na requalificação de profissionais em vários setores e de PME, facilitando a colocação profissional dos profissionais das TIC a todos os níveis.

Competências digitais para a educação: projetos especificamente destinados a melhorar as competências digitais dos professores e/ou estudantes, do EFP e das administrações escolares.

Inclusão no mundo digital: os esforços centraram-se na formação digital, em programas de literacia mediática para grupos de pessoas que enfrentam um maior risco de pobreza, exclusão social, discriminação e violência, incluindo, entre outros, minorias étnicas, migrantes, pessoas com deficiência, idosos e crianças isolados, grupos marginalizados, de difícil acesso e de alto risco, e iniciativas para promover as competências em matéria de acessibilidade digital.

As mulheres nas carreiras no domínio das TIC: projetos destinados a aumentar a representação das mulheres nas profissões das TIC, oferecendo oportunidades de melhoria de competências digitais às mulheres na mão de obra e incentivando as jovens a prosseguirem carreiras no domínio das TIC.

Competências em matéria de cibersegurança: concebido para iniciativas de desenvolvimento de competências no domínio da cibersegurança destinadas aos cidadãos e às PME.

Vamos mostrar como Portugal trata o digital por tu!

Mais informações na plataforma Ponto Digital. E em Digital Skills and Jobs Platform.

Para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de inscrição: info@digitalskillsjobs.eu.