notícias
Centros Internet Segura: conheça quais os serviços que disponibilizam
Date
06-06-2019

Tags

Image

Campanha #TogetherForABetterInternet

 

Nas ultimas semanas o Centro Internet Segura tem vindo a partilhar, nas suas plataformas, um conjunto de informação sobre a nova campanha #TogetherForABetterInternet, promovida pela Insafe.

 

Com esta campanha pretende-se divulgar o trabalho desenvolvido, desde 1999, pela União Europeia na defesa dos direitos digitais das crianças, através do programa Safer Internet |Better Internet for Kids (BIK). Esta campanha pretende também, promover a atenção para a agenda da BIK, valorizar o que de melhor o programa tem vindo a fazer e sensibilizar para os desafios que os Centros Internet Segura têm vindo a encontrar.

As estratégias utilizadas têm-se mostrado eficazes e contribuído para a criação de uma plataforma aberta ao diálogo e para a criação de serviços partilhados, proporcionando melhores serviços para uma Internet mais segura para as crianças e os jovens.

Como consequência deste trabalho, os Centros Internet Segura têm contribuído para aumentar os níveis de literacia digital e dos media entre os cidadãos europeus, para levantar questões relevantes sobre os possíveis riscos que as crianças e os jovens podem encontrar online (como o cyberbullying e a disseminação de conteúdo de abuso sexual de menores na Internet) e, ainda, para alertar sobre questões societais (tais como a desinformação, a privacidade dos dados e o discurso de ódio).

Estes resultados foram conseguidos através do apoio significativo da União Europeia e do programa Better Internet for Kids, ambos importantes para o trabalho desenvolvido pelos Centros Internet Segura e para os desafios diários que encontram no seu trabalho e na sua intervenção. As alterações do panorama digital são constantes devido á introdução de novos conceitos e de novas tecnologias. Por esse motivo é vital promover uma melhor Internet na Europa e no mundo, o que requer um acompanhamento contínuo e a preocupação em melhorar as ações de sensibilização ao longo do tempo.

 

Convidamo-lo a analisar a folha informativa com os principais números associados a este programa e aos serviços que oferece para melhor compreender o trabalho desenvolvido pelos Centros Internet Segura. Juntos podemos continuar a apoiar e a capacitar as crianças e os jovens a ter acesso às melhores oportunidades e ao que de melhor se faz num mundo cada vez mais digital.