notícias
Concurso Media@ção 2022
Date
08-11-2021
Image

O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM), que, juntamente com os parceiros, pretende fomentar o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social.

Na edição 2021-2022, o concurso disponibiliza três temas, dos quais os participantes escolhem um para abordar: (1) os media e a liberdade de expressão; (2) media e cidadania, na escola e/ou comunidade; (3) a diversidade de media. Pretende-se que a abordagem parta da vivência, dos usos e das práticas mediáticas de cada um.

Destinada a um público de várias idades, a iniciativa abrange estudantes desde o ensino básico até ao ensino secundário, escolas públicas, privadas e profissionais, assim como escolas portuguesas ou de ensino do português no estrangeiro. O concurso Media@ção destina-se a todos os alunos que querem refletir sobre a sua experiência de uso dos media e dar expressão à sua criatividade, através de um vídeo, um podcast ou uma animação 2D, 3D ou stop motion.

Todos os trabalhos são desenvolvidos sob a orientação e supervisão de um docente e têm como data limite de entrega o dia 5 de abril de 2022, não sendo necessária inscrição prévia.

 

Pode ver a apresentação vídeo da edição 2021-2022 e ler mais sobre o concurso.

Conheça o regulamento aqui.