Notícias

As Crianças no Mundo Digital
imagens de Crianças no Mundo Digital utilizando tecnologias
17/05/2019

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, também conhecido como Dia Mundial da Internet.

Este Dia foi criado pela ONU, para comemorar o papel que a Internet desempenha para ligar os habitantes das diferentes regiões do planeta. https://www.unric.org/pt/actualidade/23914

A Internet é um recurso fundamental na atual Sociedade da Informação e do Conhecimento, transversal a todos os setores e dimensões da sociedade e com um impacto crescente no nosso quotidiano e nas nossas vidas.

A literacia digital constitui um dos principais recursos que devemos desenvolver. A aquisição de competências nesse domínio permite-nos aceder à Internet de forma segura e responsável.

Para celebrar o Dia Mundial da Internet, o Centro Internet Segura coloca o enfoque nas crianças e jovens no mundo digital e convida-o a ler um artigo extraído da publicação da UNICEF – The State of the World´s Children 2017, “Children in a Digital World”, da autoria de Juan Enriquez, disponível no nosso website através do link: https://www.internetsegura.pt/publicacoes

Neste artigo de opinião, o autor parte da analogia das tatuagens de tinta (reais) às tatuagens virtuais (eletrónicas) referindo recomendações importantes que os pais devem dar aos filhos sobre a partilha de conteúdos (fotografias, atividades, pensamentos, tweets, amigos e comentários) no contexto virtual.

Estes conteúdos que caracterizam os seus gostos, interesses, atividades, talentos e relacionamentos online são entendidos como tatuagens eletrónicas, mas ainda mais intimas e mais descritivas do que qualquer tinta que se possa utilizar em tatuagens reais. 

Num mundo onde prevalecem cada vez mais as tatuagens eletrónicas, torna-se difícil encontrar quem não as tenha e, por essa razão é cada vez mais importante conversar, precocemente, com as crianças e jovens acerca do impacto da sua pegada digital na sua história e reputação online a longo prazo.

Juan Enriquez finaliza o artigo convidando pais e educadores a terem o mesmo tipo de atenção quando ensinam os seus filhos as boas maneiras e as regras e as consequências das tatuagens eletrónicas ou digitais.

Faça download
da aplicação