
Abrimos a manhã com uma sessão muito interessante e interativa sobre os perigos da internet e como preveni-los.
Com as atividades propostas, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) pretendia munir-nos de ferramentas para fazermos uma melhor utilização da internet e aprendermos a manter as nossas informações confidenciais e em segurança através da utilização de diferentes palavras-passe para as diversas aplicações e serviços.
Para que tudo isto fosse possível, utilizámos o “mentimeter”, ferramenta que trouxe interatividade e dinâmica à apresentação, e que facilitou as respostas às perguntas que nos iam sendo feitas.
Com isto, conseguimos ganhar mais consciência da gestão que fazemos dos nossos telemóveis e respondemos a perguntas como: “Quantas aplicações pensas ter no teu telemóvel?” ou “Qual o tempo máximo que já passaste ao telemóvel num dia?”.
Nesta parte da atividade, a maioria de nós concluiu que tem mais aplicações do que as necessárias no seu telemóvel e em média passa mais de metade do tempo útil do seu dia nas redes sociais, sejam estas o Instagram, Twitter ou TikTok. Na opinião da equipa branca, este workshop foi bem conduzido pela gestora da Linha Internet Segura, Carolina Soares, tendo-nos ensinado coisas novas e tendo sido suficientemente cativante para uma primeira sessão do dia.