notícias
Dia da Internet Mais Segura 2024 destaca Inteligência Artificial como tema central
Date
09-02-2024
Image
Fórum Zoom na IA

As comemorações decorreram de 6 a 8 de fevereiro, em Viseu, para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, uma iniciativa assinalada, anualmente, em cerca de 180 países pelo mundo, que sob o mote "Juntos por uma Internet Melhor", procura promover uma utilização segura e responsável das tecnologias digitais, especialmente entre crianças e jovens.

A 21.ª edição do Dia da Internet Mais Segura (SID Summit 2024), foi organizada pelo Consórcio do Centro Internet Segura, sob a coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e contou com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (IPV. A Inteligência Artificial deu o mote às comemorações, que tiveram como evento em destaque o fórum “Zoom na IA: Explorar Dimensões Invisíveis”.

O Fórum, que decorreu na Aula Magna do IPV, juntou especialistas de várias áreas, professores e jovens, para debater os mitos, vantagens e desvantagens desta tecnologia, além de abordar a sua aplicação na educação, práticas pedagógicas e preocupações dos jovens e contou com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo. Além das discussões técnicas, o evento também proporcionou momentos de entretenimento e reflexão, como a apresentação da peça de teatro "ID a tua marca na NET", voltada para a comunidade educativa e o público em geral.

No dia 7 de fevereiro, o SID Summit 2024 continuou as comemorações, com a realização das Oficinas Temáticas Internet Segura, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu, onde foram realizados diversos workshops com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para uma utilização mais saudável, segura e consciente dos ambientes digitais.

Além das atividades realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro, o evento estendeu-se até o dia 8 de fevereiro, data em que iniciou o Roadshow Nacional ZigZaga na Net - Navegar a Cores, em várias escolas de Viseu. Este livro para colorir, concebido para educar as crianças sobre segurança online de forma lúdica e acessível, representa mais um esforço do Centro Internet Segura para promover uma utilização consciente e responsável da Internet desde tenra idade. Essa ação destaca o compromisso contínuo do evento em alcançar e educar todos os segmentos da sociedade, garantindo um ambiente digital mais seguro para as gerações futuras.

O Consórcio Centro Internet Segura, responsável pela iniciativa, é composto por várias entidades, incluindo o Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal.

Este evento foi uma oportunidade para refletir sobre os desafios e oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial e reforçar o compromisso com uma internet mais segura e inclusiva para todos.