
Ao passar tempo com as suas crianças, online e offline, e ao assegurar que são ativos, social e psicologicamente, contribuirá para o desenvolvimento de competências necessárias para que as crianças sejam bem-sucedidas – da linguagem à lógica e à gestão das interações sociais.
Dicas do Centro Internet Segura para uma atividade digital adequada e para ajudar as crianças a interagirem:
- estabelecer ligações e falar com familiares utilizando os chats, tais como o Skype[1] ou o WhatsApp[2].
- procurar jogos interativos divertidos, que as crianças possam jogar sozinhas ou consigo, disponíveis nos canais televisivos com programação infantil ou online.
- criar slideshows de fotografias, utilizando ferramentas como o Google Photos[3], e conversar sobre o que está em cada imagem. Conversar com as crianças acerca das pessoas com quem quer partilhar as fotos e a forma de as manter privadas.
- jogar com aplicações (apps) que sejam apropriadas para a idade das crianças e que sejam divertidas. Encontram-se revisões e comentários úteis sobre as mesmas nos websites National Literacy Trust[4] ou em Common Sense Media[5].
- utilizar versões gratuitas de apps tais como Puppet Pals, Toontastic and ChatterPix Kids, para fazer histórias interativas e fotografias engraçadas.
- utilizar o seu smartphone para criar com as crianças pequenos vídeos sobre qualquer tópico à vossa escolha. Por exemplo, uma simples ida ao supermercado poderá proporcionar o material necessário para fazer um filme divertido. A imaginação é o limite!
Seja um modelo de ancoragem para o comportamento positivo das crianças.
O que é um modelo para um comportamento positivo? É um modelo que envolve a tentativa e erro, copiar os outros, e aprender com as interações com os familiares e amigos. Como pais, como podemos ajudar?
- Ter espírito aberto. Quando estamos disponíveis, podemos aprender muito sobre a forma como as crianças utilizam o digital. Faça perguntas sobre o que estão a fazer, oiça e responda às questões. Esta interação ajuda-as a aprender, a ouvir e a aprender com os outros.
- Ser curioso. Os media digitais estão a mudar constantemente, o que nos dá mais oportunidades para criar e explorar online. Faça experiências utilizando ferramentas, tais como o ScratchJr[6] e deixe as crianças experimentarem também algo novo.
- Aprender com os erros. Não tenha receio de errar e partilhe o que aprendeu. Ao fazê-lo estará a ajudar as crianças a pensarem e a aprenderem com as suas ações.
Lembre-se: as crianças terão outras pessoas como modelos – uma irmã mais velha, o avô, ou um amigo da família. Poderá sugerir a essas pessoas que também deem o bom exemplo.
[2] https://www.whatsapp.com/?lang=pt_br
[3] https://www.google.com/photos/about/
[4] http://literacyapps.literacytrust.org.uk/