notícias
ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Children
Date
06-06-2022
Image

O projeto ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Childrenvisa desenvolver e implementar uma metodologia baseada na aprendizagem entre pares para prevenir o abuso das TIC, desenvolver o pensamento crítico entre as crianças em idade escolar e ajudar a reduzir o abandono escolar precoce

A iniciativa é constituída por um consórcio que integra Centro de Estudos Interculturais do Politécnico do Porto (em Portugal), a Fundación Mapfre, o Ministério do Interior, a Polícia Nacional e a Asociación para el fomento del uso saludable de las TIC "IKTeskola Elkartea" (em Espanha) e a Stiftung Digitale Chancen (na Alemanha).

O abandono escolar precoce continua a ser uma grande preocupação para países como Espanha (17,9%) ou Portugal (11,8%), que estão longe da meta de 10% estabelecida pela UE. Assim, o principal objetivo deste projeto é contribuir para a sua prevenção. Alguns dos outros objetivos passam por: 

- Capacitar crianças em idade escolar para o bom e saudável uso das TIC;

- Identificar fontes de informação relevantes e adequadas;

- Promover relações positivas entre pares;

- Estimular o pensamento crítico e a consciência dos riscos;

- Promover o respeito pelo outro (igualdade, diversidade e não-discriminação);

- Envolver diretamente os alunos no processo de ensino/aprendizagem (peer to peer learning).

Até ao momento, a iniciativa disponibiliza alguns recursos pedagógicos, entre os quais um Guia para Professores, um Guia para Famílias e um vídeo explicativo que aborda o Revenge Porn. Estes materiais incluem informação e recomendações sobre o uso saudável e responsável das TIC e são de acesso livre.

 

Sabe mais sobre o projeto aqui.