notícias
“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2021/22
Date
19-10-2021
Image

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), lança, no dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying -, a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2021/22.
 

Este grupo de trabalho foi criado no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying e conta com a participação das Escolas e de toda a comunidade educativa na luta contra o referido fenómeno.


No ano letivo 2019/2020, foram certificados 52 Agrupamentos de escolas/Escolas não agrupadas (AE/ENA), por terem promovido e implementado um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação. Foram também identificados 1.694 alunos como Embaixadores da iniciativa, pertencentes às equipas criadas pelas escolas no âmbito da prevenção e combate a estes fenómenos. Contaram-se 450 ações de sensibilização, comemoração, informação, formação ou partilha de práticas, e 153 ações de formação destinadas a docentes, não docentes e encarregados de educação.
 

Para o lançamento da iniciativa deste ano letivo, a Direção-Geral da Educação convida todos os AE/ENA a assistirem ao webinar, que será transmitido em direto, no canal de YouTube da DGE. O evento contará com a presença da especialista Sónia Seixas, e serão divulgadas pistas para o arranque ou para a continuação da implementação de um plano de sensibilização, prevenção e combate ao bullying, ao ciberbullying e a outras formas de violência.
 

Consulte os novos recursos disponíveis:

•    Cartaz de informação, sensibilização e prevenção do bullying e do ciberbullying;

•    Animação que sensibiliza para as problemáticas do bullying e do ciberbullying.

 

Para saber mais sobre a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, aceda a:  www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt