notícias
#GeraçãoCordão - A Geração que não desliga
Date
19-06-2017
Image

O seu filho passa muito tempo online e não consegue ajudá-lo a ganhar controlo nesta questão? Não está sozinho/a. Este é um problema que afeta muitas famílias. A pensar neste tema tão atual e urgente, nas vantagens mas também nos riscos e perigos da internet e das tecnologias, a psicóloga Ivone Patrão lançou, recentemente, um “guião” que quer ajudar a sociedade a tornar “as crianças mais felizes”.

"(...) A Internet e a comunicação móvel são um dos meios mais fabulosos de comunicação e de informação, e como tal não podem ser vilipendiados. Seria o mesmo que mandar apagar o sol só porque há pessoas que têm cancro da pele provocado pelos raios ultravioletas.

Tudo na vida tem duas faces, mas se ensinarmos as crianças e os adolescentes a "domar a net e os instrumentos de comunicação", a serem consumidores exigentes, críticos e criteriosos, se os estimularmos para atividades alternativas, do seu interesse e à sua medida, e se realçarmos e cultivarmos, todos os dias, a riqueza das relações humanas e no que elas têm de insubstituível, designadamente na transmissão de sabedoria e do "prazer de estar com o outro", talvez se evitem fundamentalismos de qualquer sinal e se possa extrair da net e das novas formas de comunicação o que realmente de formidável elas têm para nos dar.

No fundo, o que deve estar em causa na análise do problema - Internet, telemóveis, comunicação, virtualidade dessa comunicação - é a indignidade da pessoa e a forma de civilização que desejamos, baseada no respeito por nós próprios e pelos outros" - Prefácio de Mário Cordeiro, Pediatra.

É com este enquadramento que se inicia o livro #GeraçãoCordão, que se refere a crianças e jovens: Uma força tecnológica, que se depara com as dificuldades da família em gerir regras e em criar hábitos saudáveis. Este é um dos maiores desafios da educação actual.