notícias
A indústria dos videojogos portuguesa junta-se às comemorações da 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, para uma experiência de jogo segura e divertida
Date
24-02-2022
Image

A AEPDV, associação que representa a indústria dos videojogos em Portugal, junta-se à iniciativa Dia da Internet Mais Segura através do seu programa #SABERJOGAR, para uma maior sensibilização pública quanto ao sistema de classificação etário PEGI, controlos parentais nas consolas, e ferramentas de denúncia, para uma experiência online segura e divertida.

O setor dos videojogos em Portugal aloja uma próspera indústria digital criativa que proporciona divertimento, entretenimento, fitness, educação e uma ajuda no desenvolvimento de capacidades digitais. Uma vez que os videojogos são jogados por metade da população europeia, todos os dias é um dia de internet segura para as companhias de videojogos, cujas ferramentas adaptativas possibilitam aos pais e educadores tomar o controlo de uma jogabilidade segura. Assim, a AEPDV, em conjunto com a ISFE, associação europeia de videojogos, disponibiliza o programa #SABERJOGAR, que funciona como um agregador de informações relevantes para se poder desfrutar de um uso seguro e divertido dos videojogos, quer em vertente online ou offline.

 

Conheça mais sobre o PEGI, o sistema de classificação etário de videojogos.

O PEGI (Pan-European Game Information) foi fundado em 2003 como um sistema autorregulado de classificação etária para os videojogos, fazendo parte do comprometimento da indústria em proteger os menores e construir confiança com os consumidores, assegurando que informação fidedigna sobre o conteúdo dos videojogos é providenciada de forma responsável. O PEGI é usado e reconhecido em toda a Europa e tem o apoio institucional da Comissão Europeia. Desde 2003 o PEGI já classificou mais de 30 mil videojogos, tendo mais de duas mil editoras de videojogos como signatárias, incluindo as principais editoras que atuam em Portugal.

Saiba mais sobre o PEGI aqui.

 

O que são as ferramentas de controlo parental nas consolas.

Todas as consolas de videojogos, dispositivos portáteis, bem como smartphones e tablets, estão equipados com sistemas de controlo parental, permitindo que os pais protejam a privacidade e a segurança online dos seus filhos, de acordo com vários parâmetros. Com essas ferramentas os pais podem:

  • Selecionar quais os jogos que as crianças podem jogar com base nas classificações etárias do PEGI;
  • Controlar / monitorizar o uso de compras digitais;
  • Aplicar filtros para limitar o acesso à navegação na Internet;
  • Controlar quanto tempo as crianças podem jogar;
  • Controlar o nível de interação online (salas de chat) e troca de dados (conteúdos gerados pelo utilizador).

Saiba mais sobre os controlos parentais aqui.

 

Para que servem as ferramentas de denúncia em sessões de videojogo online.

Durante a sessão de jogo, alguns videojogos permitem que os jogadores se conectem com outros jogadores. Os videojogos online são espaços onde as pessoas podem imaginar, explorar e, acima de tudo, divertir-se com outros jogadores. Os pais têm sempre a opção de bloquear as interações online dos seus filhos enquanto jogam, incluindo a opção de bloquear outros jogadores, restringir recursos de comunicação na totalidade, ou restringir determinadas opções em jogos selecionados, de modo a evitar a exposição dos filhos a conteúdos ou comportamentos impróprios.

Saiba mais sobre as ferramentas de denúncia aqui.

 

Sobre a AEPDV: A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Tem como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria.