notícias
IPDJ desenvolve formação sobre «Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online»
Date
02-09-2021
Image
 «Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas / Direitos Humanos online»

A formação online, gratuita, decorre de 1 a 5 de outubro de 2021, numa colaboração do IPDJ com a Amnistia Internacional Portugal. Visa desenvolver competências que se traduzam em comportamentos de promoção e proteção dos Direitos Humanos.

No âmbito do projeto Internet Segura e dando continuidade às ações do Movimento Contra o Discurso de Ódio, o IPDJ tem implementado várias ações de formação e sensibilização, particularmente sobre o Discurso de Ódio e Narrativas Alternativas/Direitos Humanos online.

Constituindo-se um dos principais problemas sociais atualmente, o discurso de ódio online é muito prejudicial e ofensivo a nível pessoal, e tem um forte impacto na representação social de comunidades e grupos. As repercussões são várias, porque incita à violência, destrói vidas e mina a coesão social. 

Lidar com o discurso de ódio pode ser uma tarefa difícil, mas esta é uma missão urgente, que se alia à promoção dos direitos humanos online, através de ações educativas.

Neste contexto, o IPDJ dinamiza esta ação de formação, onde no final será emitido um Certificado de Formação Profissional, se esta for concluída com aproveitamento. A candidatura é feita até ao dia 15 de setembro.

 

Encontre mais informações sobre a formação aqui.