notícias
Já pensou nas consequências que a utilização excessiva do telemóvel pode causar?
Date
06-05-2019
Image

Alguns dos efeitos da má postura na utilização do telemóvel são:

- Dores nos dedos e nos pulsos. De uma forma geral, a utilização do telemóvel requer atividade de motricidade fina.  A utilização por largos períodos de tempo pode levar a tendinites e ao síndrome do canal cárpico.

O que podemos fazer para evitar este risco? Fazer alongamentos com regularidade e mexer as mãos em toda a extensão possível.

- Problemas com a respiração: quando nos debruçamos para a frente para olhar para o écran do telemóvel, não estamos na posição ideal para respirar da melhor forma.

Ao baixarmos a cabeça e ao fazer força com os ombros estamos a contribuir para não respirarmos da melhor forma. Por outro lado, nesta posição as nossas costelas também não conseguem mexer-se bem o que reduz a capacidade do nosso coração e dos nossos pulmões de funcionar efetivamente.  Para além disso, os investigadores consideram que muitas vezes respiramos mais devagar quando estamos a escrever no PC ou no telemóvel.

O que podemos fazer para evitar este risco?  Ocasionalmente podemos inspirar e expirar lenta e profundamente. Devemo-nos levantar e esticar regulamente. Coloque lembretes no telemóvel para o lembrar destas dicas práticas.  

- Dores no polegar: os nossos polegares não têm a mesma destreza dos outros e a utilização excessiva do telemóvel pode levar a dores e à produção de estalidos no polegar e no pulso.

O que podemos fazer para evitar este risco? Podemos ativar o reconhecimento do telemóvel através da voz ao invés de o utilizar manualmente, ou tentar utilizar outros dedos.

- Dores no pescoço e nas costas: a posição de cabeça para baixo pode colocar pressão elevada na espinha.

O que podemos fazer para evitar essa situação? Levantar o telemóvel até às orelhas de forma a que fique alinhado com os ombros.

 

Ilustração de Kveta

Adaptado a partir de : https://experiencelife.com/article/this-is-your-body-on-texting/