notícias
Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
Date
18-04-2022
Image

Em abril, assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Esta celebração em Portugal tem como símbolo o Laço Azul.

Qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência - física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online -, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico. Com vista a combater esta realidade e prevenir os maus-tratos, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - CNPDPCJ e as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens -CPCJ promovem, por mais um ano, a campanha que tem como símbolo o Laço Azul.

O Laço Azul remete à norte-americana Bonnie W. Finney, que, em homenagem ao seu neto, vítima de maus-tratos, amarrou uma fita azul na antena do carro - um gesto em que quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. “O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”, disse Bonnie W. Finney.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó ao neto, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis durante o mês de abril. O símbolo lembra aqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e representa também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Em Portugal, a iniciativa tem como mote “Serei o que me deres…que seja amor”. Para saber mais, clica aqui.

Se és uma criança ou jovem vítima de violência, pede ajuda. Se és um adulto e conheceres um caso de violência, dá apoio à criança ou jovem e auxilia-o a encontrar ajuda!