notícias
Nova FCSH publica relatório sobre literacia digital de adolescentes
Date
25-03-2024
Image
Nova FCSH publica relatório sobre literacia digital de adolescentes

O relatório publicado em fevereiro de 2024 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, membro do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura, apresenta os resultados de um estudo que fez parte do projeto europeu ySKILLS, realizado entre 2021 a 2023, que abrangeu mais de 10 mil participantes entre os 11 e 16 anos de idade,

Uma das conclusões do estudo “Literacias Digitais de Adolescentes Portugueses”, coordenado em Portugal por Cristina Ponte, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Nova FCSH é a de que quatro em cinco adolescentes portugueses já se depararam com conteúdos online de ódio ou prejudiciais à saúde. Quase metade declarou procurar, ativamente, conteúdo sobre drogas, álcool ou dietas, afirma o projeto internacional ySKILLS, desenvolvido em Portugal pela NOVA FCSH.

Outros dados indicam que 22% dos quase 600 jovens que participaram no estudo, afirmou já ter partilhado nas redes sociais informações sem que as tivesse lido na íntegra e que depois perceberam serem falsas. Estes números representam um agravamento da situação desde 2021, traduzido num aumento de cerca de 10%. Apesar de estarem a crescer numa cultura digital, estes adolescentes revelaram, ainda, dificuldades na pesquisa e análise de informação que encontram online.

O relatório final do projeto ySKILLS foca-se na forma como evoluiu a literacia digital dos adolescentes e qual a influência nos seus níveis de bem-estar. O estudo, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, envolveu um consórcio de 14 universidades e disponibiliza dados comparativos nos seis países europeus onde foi aplicado.