notícias
O que fazer para prevenir o cibercrime nas compras online
Date
07-12-2023
Image
Compras online

O período do natal, com várias campanhas de descontos online e ofertas, é um dos momentos mais oportunos para os cibercriminosos realizarem ataques de phishing e smishing, bem como burlas online.

É necessário estar alerta quando fazemos compras online. A comodidade das compras realizadas pela Internet pode acabar numa situação de fraude, através do uso indevido dos dados pessoais e roubo de credenciais de cartões de crédito.

Sofia Rasgado, coordenadora do Centro Internet Segura, deixou alguns conselhos aos ouvintes da Antena 1, para que evitem ser vítimas destas ameaças ao fazerem compras online:

  • Pesquisar, comparar e informar-se sobre a entidade vendedora;
  • Desconfiar de produtos com preços muito abaixo do valor de mercado;
  • Certificar-se de que a página da internet é credível e escolher uma forma de pagamento segura, como carteiras virtuais ou cartões temporários;
  • Ler com atenção a política de trocas e devoluções;
  • Estar alerta na hora de pagar devido a possíveis encargos adicionais;
  • Guardar os comprovativos da compra;
  • Quando se é contactado com campanhas de descontos, confirmar a veracidade do endereço de email e do número de telefone de origem.
  • Caso seja vítima de fraude deve contactar a Linha Internet Segura (800 21 90 90 ou linhainternetsegura@apav.pt) e denunciar o caso às autoridades competentes, nomeadamente a Polícia Judiciária.


Através do curso de e-learningConsumidor Ciberseguro” os cidadãos podem obter conhecimentos que lhes permitam proteger-se e adotar boas práticas quando realizam compras online.

A segunda fase da campanha nacional Internet Segura #LerAntesClicarDepois, que iniciou a 31 de outubro, é um dos contributos para reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, a informação sobre o bom uso do ciberespaço.

Esta campanha pedagógica e multiplataforma, fruto de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, é composta por uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta e por um kit de vídeos curtos, que tratam temas variados, desde as compras online, o cyberbullying, até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de emailsSMS ou telefonemas.