notícias
PARENTALIDADE DIGITAL
Date
24-05-2019

Tags

Image

Da mesma forma que os pais ensinam os seus filhos a apertar os atacadores, a atravessar a estrada e a brincar no parque sem se magoarem, os pais também devem ensinar os seus filhos a utilizar as tecnologias e a aceder ao mundo digital de forma segura.  É importante ensiná-los a estarem seguros nas interações que fazem nas redes sociais, a encontrar os jogos que melhor os ajudam a desenvolverem as suas competências de forma positiva e a divertirem-se.

Com este objetivo, a DigiLitEY publicou um Guia* que oferece recomendações práticas acerca de como os pais podem ensinar os seus filhos a tirar o melhor partido do mundo digital. O Centro Internet Segura considera que a utilização destas recomendações práticas permite melhorar a qualidade da interação com o mundo digital, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de uma parentalidade digital positiva.

Partilhamos algumas das recomendações apresentadas no Guia:

- Conhecer o mundo digital dos seus filhos. Conheça quais são os dispositivos que os seus filhos utilizam para estar online, quais são as plataformas dos media que utilizam e em que contexto o fazem.

Faça um registo dos dispositivos que os seus filhos utilizam e para que atividades são utilizados. No final da recolha dos registos é possível perceber quais são os tempos de utilização, os dispositivos e as plataformas a que recorrem.

- Direcione a experiência digital dos seus filhos. Defina o tipo de interação com o mundo digital que pretende para os seus filhos e como pode ajudá-los a aprender e a crescer.

Neste contexto é importante definir quais são as necessidades dos seus filhos face ao mundo digital. Defina um conjunto de regras e limites conjuntamente com os seus filhos, estabelecendo o tempo que têm disponível para utilizar os dispositivos e encoraje-os a escolher os sites e os tipos de atividades que podem beneficiar a sua experiência com o mundo digital de forma positiva. Deve fazê-lo explicando porque razão é importante terem um limite.

Procure ensinar os seus filhos a ter um maior controlo sobre as suas vidas online e a tomar decisões acertadas. Construa com os seus filhos uma relação de confiança para que se sintam confortáveis em falar consigo acerca de algo que não correu tão bem no contato com o mundo digital. Reforce, de forma positiva, o facto de eles terem partilhado consigo determinada situação. Mesmo que os seus filhos sejam muito pequenos é possível ajudá-los a encontrar conteúdos de boa qualidade, definindo determinados browsers para esse efeito.

- Partilhe, aprenda e brinque com os seus filhos. Procure atividades que possam ajudar os seus filhos a aprender e a crescer, atividades que possam ajudar as crianças a ter experiências digitais positivas, permitindo-lhe a si estar presente na sua vida digital.

- Procure atividades digitais que ajudem os seus filhos a interagir. Lembre-se que as crianças aprendem na interação com as pessoas que lhes são próximas. A utilização conjunta do digital oferece-lhe várias oportunidades para interagir com os seus filhos, proporcionando aprendizagens que facilitam o desenvolvimento do cérebro das crianças de forma positiva. Procure apps, websites e dispositivos móveis que permitam essa interação, como por exemplo: comunicar com familiares utilizando o Skype ou o WhatsApp, jogos interativos que podem ser jogados sozinhos ou acompanhados. 

O Centro Internet Segura reconhece a importância deste Guia e da mais valia de uma versão em português, permitindo que mais pais e educadores tenham acesso a estas dicas e recomendações práticas. Fique atento.

 

* Guide for Smart Parenting: A how-to guide for parents with children aged 0-8, escrito por Nicky Hawkins and Tamsyn Hyatt (FrameWorks Institute), Sonia Livingstone, Jackie Marsh, Elizabeth Milovidov, Brian O’Neill, Janice Richardson, Eszter Salamon and Anca Velicu, 2017.