notícias
Sessão de apresentação do CyberSek
Date
06-02-2023
Image

No próximo dia 7 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, a Delegação Regional dos Açores vai promover uma sessão de apresentação CyberSeK - desenvolvimento de experiência em Realidade Virtual para a cibersegurança. Esta iniciativa está integrada na agenda de atividades comemorativas do Dia da Internet Mais Segura e conta com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A aplicação em Realidade Virtual, que está ainda em fase de desenvolvimento, pretende ajudar na tomada de decisão em cibersegurança. A cibersegurança é uma área complexa e dinâmica, em que os fatores humanos são fundamentais para garantir a proteção de redes e sistemas.

A Psicologia pode ajudar a entender como as pessoas tomam decisões, como lidam com a incerteza e como se adaptam a mudanças no ambiente de trabalho. A incorporação de princípios de Psicologia nas ferramentas e processos de cibersegurança ajuda a identificar e mitigar riscos, aumentar a consciencialização e a motivação dos colaboradores para melhorar a eficácia das medidas de segurança no contexto digital.  

Assim, no dia 7, através da experimentação durante 15 minutos, a sua participação vem contribuir para melhorar as decisões em cibersegurança. Pedro Gamito, professor do Hei-Lab Universidade Lusófona, conduzirá esta experiência com o intuito de melhor compreender como podem ser desenvolvidas soluções tecnológicas baseadas na Realidade Virtual. 

Para se inscrever na sessão de apresentação e partilhar o seu contributo clique aqui.