notícias
Uma Internet Melhor para as Crianças – Estratégia Europeia (BIK+) 
Date
18-07-2022
Image

A nova edição da Estratégia Europeia uma Internet melhor para crianças (BIK+), lançada no dia 11 de maio de 2022,  tem como objetivo fundamental garantir que as crianças sejam protegidas, respeitadas e capacitadas para o mundo digital, em consonância com os Princípios Digitais Europeus. Esta estratégia vem complementar a sua primeira edição (de 2012) e reflete os contributos de uma grande diversidade de visões, destacando-se a opinião das crianças e dos jovens. Para além disso, encontra-se  disponível para consulta o compêndio com a legislação europeia em vigor sobre esta matéria. 
  
 
A BIK+, que assinala também o Ano Europeu da Juventude 2022, propõe ações em torno de três pilares: 
  
1.    Experiências digitais seguras para proteger as crianças de conteúdos, condutas, contactos e riscos online prejudiciais e ilegais enquanto jovens consumidores e para melhorar o seu bem-estar online, através de um ambiente digital seguro e adequado à idade, criado de forma a respeitar o melhor interesse das crianças; 
2.    Capacitação digital para que todas as crianças, em particular as que se encontram em situação de vulnerabilidade, adquiram as aptidões e as competências necessárias para fazer escolhas acertadas e expressar-se no ambiente online, de forma segura e responsável; 
3.    Participação ativa, respeitando as crianças, dando-lhes a palavra no ambiente digital, com mais atividades lideradas por crianças para promover experiências digitais seguras inovadoras e criativas. 
  
A estratégia BIK+  contempla a componente digital da Estratégia Europeia sobre os Direitos da Criança, de 2021. No âmbito desta estratégia, o portal Better Internet for Kids continuará a disponibilizar recursos de sensibilização e práticas de referência, em cooperação com a rede europeia dos cerca de 30 centros Internet Segura, da qual o Centro Internet Segura faz parte integrante.

Podes ver o vídeo da Estratégia Europeia “Uma Melhor Internet para as Crianças” (BIK+) aqui