notícias
Publicidade dirigida a menores nas plataformas de vídeo na internet
Date
09-02-2021
Image

As plataformas de vídeos são muito populares, também entre os menores. É habitual que sejam usadas desde idades muito jovens para ver vídeos de canções infantis ou desenhos animados e em idades mais avançadas para visualizar vídeos sobre videojogos, brinquedos, vídeos musicais, de humor, crianças e adolescentes youtubers. Nos vídeos online dirigidos a menores encontram-se vários formatos publicitários. Sendo ou não ilícitos, têm sempre influência no desenvolvimento dos menores; nos seus hábitos de consumo, na utilização que fazem da Internet e até na sua segurança e saúde. Por isso, é recomendável trabalhar a sua capacidade crítica para que sejam capazes de reconhecer e analisar a publicidade presente nos conteúdos que consomem.

Esta atividade didática está inspirada e baseada no trabalho prévio "Abre los ojos ante los youtubers : publicidad y derechos" [Abre os olhos perante os youtubers: publicidade e direitos], de Esther Pastor (Universidad Rey Juan Carlos), Ricardo Vizcaíno-Laorga (Universidad Rey Juan Carlos) y Mª Isabel Serrano Maíllo (Universidad Complutense de Madrid).

 

Recursos:

Esta atividade é composta por dois recursos, o livro de atividades e o vídeo de exercícios. (Presentes nesta página.)
Aceda ao Recurso Livro de Atividades
Aceda ao Recurso Vídeo de Exercícios

O objetivo destes recursos pedagógicos é servir de apoio às equipas docentes para trabalharem com os seus/suas alunos/as a análise da publicidade presente nos conteúdos de vídeo na Internet dirigidos a menores.

 

Livro

 

Disclaimer:
Educational material derived from the work Advertising and minors in videos on the Internet. Authors: INCIBE in collaboration with URJC´s researchers Esther Martínez Pastor and Ricardo Vizcaíno Pérez. CC 4.0 International License.