Quero Saber
Quero Saber

Desinformação e Veracidade dos Conteúdos

A desinformação e as dúvidas da veracidade dos conteúdos online são temas cada vez mais presentes na Internet.
Quem nunca ouviu falar em FAKE NEWS?
São muitas as notícias ou conteúdos que podem influenciar e denegrir a imagem de uma pessoa, empresa ou organização. A maior parte das vezes é difícil identificar a proveniência de tal conteúdo.
Certamente que já sentiu dificuldade em encontrar um determinado tema ou conteúdo.
Tem consciência da veracidade dos conteúdos online que lhe surgem como sugestão?
Esteja atento, é fundamental escolher as fontes onde procura informação, conteúdos, e notícias. Verifique sempre se a fonte de informação é fidedigna!
Muitos dos agentes noticiosos como jornais, revistas e livrarias, já fizeram a transição para o mundo digital, assim como, muitas entidades oficiais e serviços, já estão também presentes online.
Desta forma pode encontrar em poucos clicks a informação que procura, real, oficial e fidedigna!

 

Recomendação:

De uma forma global, para contrariar o fenómeno da desinformação, é recomendável que o utilizador tenha uma postura crítica face aos conteúdos com que se depara dentro e fora da Internet. É igualmente relevante prestar especial atenção à data de publicação, autoria e fontes dos conteúdos publicados e questionar as potenciais motivações da partilha de uma informação. Sugere-se, adicionalmente, que os utilizadores recorram a ferramentas de factchecking, no sentido de verificarem a informação publicamente divulgada.